Topo

Concurso de urso mais gordo no Alasca acaba em escândalo de fraude

"Concorrente" ao Fat Bear Week 2022 - Reprodução Katmai National Park
"Concorrente" ao Fat Bear Week 2022 Imagem: Reprodução Katmai National Park

12/10/2022 09h32

Uma votação anual na internet para encontrar o urso mais gordo de um parque nacional do Alasca sofreu uma tentativa de fraude, denunciaram seus organizadores, que conseguiram salvar a integridade do concurso, muito popular nos Estados Unidos.

Com a classe política do país obcecada com a necessidade de eleições limpas, a pesquisa anual "Fat Bear Week", organizada pelo Katmai National Park, no sul do Alasca, parecia o exemplo perfeito de votação livre e justa.

Mas mesmo esse modelo de probidade democrática parecia ter sido manchado após uma campanha de spam para que o Urso 435 superasse o Urso 747, em uma semifinal crucial para determinar qual criatura havia acumulado mais gordura durante a longa hibernação de inverno.

"Assim como os ursos enchem a cara de peixe, nossa urna também ficou cheia", tuitou o Serviço Nacional de Parques de Katmai.

"Parece que alguém decidiu 'spamar' a enquete do Fat Bear Week, mas felizmente é fácil para nós dizer quais votos são fraudulentos", acrescentou.

Concorrentes do Fat Bear Week 2022 - Reprodução Explore.org - Reprodução Explore.org
Concorrentes do Fat Bear Week 2022
Imagem: Reprodução Explore.org

Após uma recontagem, o Urso 747, cuja enorme massa e apelido motivaram comparações com o avião jumbo da Boeing, foi escolhido o ganhador. Agora, encara o Urso 901 na grande final desta terça-feira.

O concurso, que tem uma semana de duração, apresenta ao público diferentes fotos de ursos, e os internautas votam pelos que acreditam ser mais gordos.

A camada de gordura é vital para ajudar os ursos a hibernar durante o frio inverno do Alasca. Durante cinco meses de sono profundo, eles não acordam para comer, beber ou mesmo ir ao banheiro, emergindo famintos e muito mais magros na primavera.

O concurso "Fat Bear Week" gera muita expectativa. Começou em 2014 como um esforço de pequena escala para aumentar a conscientização sobre esses mamíferos e os desafios ambientais que eles enfrentam, mas no ano passado se tornou um evento gigantesco, com mais de 800.000 votos.