Turismo na Rússia despencou em 2022 devido às sanções
O número de turistas na Rússia em 2022 caiu 96,1% devido às sanções internacionais aprovadas após o início da intervenção militar na Ucrânia, relataram profissionais do setor.
Segundo a Associação dos Operadores Turísticos Russos (ATOR), que citou números dos serviços dos guardas de fronteira russos, apenas 200.100 turistas estrangeiros entraram no ano passado, ou seja, quase 25 vezes menos do que em 2019 (antes da pandemia de covid-19), quando esse número ultrapassou 5 milhões de pessoas.
"As razões são óbvias: o espaço aéreo fechado entre a Rússia e a maioria dos países europeus e a impossibilidade de usar cartões Visa e Mastercard emitidos por bancos estrangeiros na Rússia", disse a ATOR em comunicado na terça-feira.
Depois que a ofensiva russa na Ucrânia começou há quase um ano, a Europa praticamente fechou seu espaço aéreo para aviões russos. No início de março de 2022, o principal grupo aéreo russo, a Aeroflot, chegou a anunciar a suspensão temporária de seus voos internacionais.
O número de turistas estrangeiros na Rússia em 2022 é até um pouco menor do que os níveis registrados em 2020 (335.800 pessoas) e 2021 (288.300), quando grandes restrições de viagens estavam em vigor em todo o mundo devido à pandemia de covid-19.
Segundo dados dos guardas de fronteira russos analisados pela ATOR, em 2022, os maiores contingentes de turistas vieram da Alemanha, Turquia e Irã, nessa ordem.
A título indicativo, o número anunciado de turistas alemães em 2022 é de 25.400, vinte vezes menos do que em 2019, quando mais de meio milhão de turistas alemães entraram na Rússia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.