Dinossauro 'bico de pato' é encontrado pela primeira vez no hemisfério sul
Paleontólogos anunciaram que identificaram no Chile os restos do 'Gonkoken nanoi', uma espécie de dinossauro herbívoro da qual não se tinham registros no hemisfério sul.
Esta espécie habitou o vale de Las Chinas há 72 milhões de anos, no extremo sul do Chile, onde foram encontradas outras quatro espécies de dinossauros.
"Gonkoken é um hadrossauro, que é um tipo de dinossauro conhecido como bico de pato, que foram muito abundantes em todo o hemisfério norte, muitos na América do Norte. Apesar disso, aqui no hemisfério sul, são muito pouco conhecidos", disse o paleontólogo Jhonatan Alarcón.
Os restos foram encontrados em 2013 e posteriormente os cientistas conseguiram classificá-los.
A denominação Gonkoken tem origem na língua dos Tehuelches do sul, povo originário que habitou a região até o final do século XIX, e significa 'parecido com um pato silvestre'.
Gonkoken era relativamente pequeno, com aproximadamente 4 metros de altura e um peso estimado de uma tonelada. Era um hadrossauro relativamente pequeno, já que há parentes dele que podem alcançar 12, 15 metros de altura".
A descoberta revela que a Patagônia chilena foi um refúgio para espécies muito antigas de 'hadrossauros', que teriam migrado para o hemisfério sul muito antes de formas mais avançadas e podem até ter chegado à Antártida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.