Vídeo mostra turistas se arriscando para ver vulcão em erupção na Islândia
Antes da proibição de visitação, vários curiosos aproveitaram a erupção vulcânica perto da capital da Islândia para observar a vista deslumbrante do fenômeno natural.
Autoridades islandesas recomendam ficar longe da nova erupção vulcânica perto de Reykjavik, mas um grupo de espectadores não consegue resistir à atração da lava "tão laranja quanto o Sol".
Especialistas dizem que a erupção perto da pequena montanha de Litli Hrutur é de 'baixa intensidade' por enquanto, mas estimativas iniciais indicam que o fluxo é consideravelmente mais poderoso do que duas erupções anteriores, em 2021 e 2022, na mesma península de Reykjanes.
A área desabitada, localizada 30 quilômetros a sudoeste da capital islandesa, esteve adormecida por oito séculos, mas registrou um aumento na atividade vulcânica nos últimos dois anos.
"É o tipo de sentimento que não dá para descrever, quando você cruza a colina pela primeira vez, especialmente quando é o primeiro dia, você vê as fontes de lava e ouve o barulho da rocha solidificada, é inacreditável, indescritível", disse a visitante Jessica Poteet.
"O que eu senti ao vir aqui foi o calor que sai da lava, mesmo que eu estivesse a 10, 15 metros de distância dá para sentir de verdade, mesmo com o vento soprando na direção oposta. É muito legal quebrar a rotina diária, vir aqui e se conectar com a terra e com a natureza dessa forma", completou Gudmundur Hauksson.
O acesso ao local foi fechado na noite de segunda-feira, depois do alerta para o acúmulo de níveis 'perigosamente elevados' de gases vulcânicos, como o dióxido de enxofre.
Durante as erupções na área em 2021 e 2022, centenas de milhares de visitantes se deslocaram para admirar o espetáculo hipnotizante de lava.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.