Gato mais famoso da política britânica tem rival russo e plano para funeral

Larry, o famoso gatinho da residência do primeiro-ministro britânico em Downing Street, tem um novo rival com a chegada do trabalhista Keir Starmer em julho, que levou consigo um gato russo adotado por seus filhos.

Larry, que já conheceu seis primeiros ministros, chegou ao número 10 de Downing Street em 15 de fevereiro de 2011 com a missão de espantar roedores.

Mas desde então, foi muito além desse papel. O "Chief Mouser" de 17 anos se tornou uma atração e um dos gatos mais famosos do mundo. Sua conta @Number10cat (não oficial) na rede social X tem mais de 900 mil seguidores.

Larry, o gato de Downing Street que acompanha as mudanças políticas do Reino Unido desde 2011
Larry, o gato de Downing Street que acompanha as mudanças políticas do Reino Unido desde 2011 Imagem: HENRY NICHOLLS / AFP

Conhecido por seu incômodo com quem se aventura em seu território, Larry já advertiu o recém-chegado no X: "O gatinho deve se reportar a Larry".

A mensagem foi postada logo após Keir Starmer anunciar que sua filha de 13 anos adotou o gatinho siberiano na segunda-feira.

A família Starmer já tinha um gato, Jojo. Os dois filhos do primeiro-ministro trabalhista preferiram um pastor alemão em vez de outro gatinho, explicou o primeiro-ministro à BBC. Mas depois de "longas negociações", o gatinho siberiano juntou-se à família, explicou Keir Starmer.

A imprensa britânica questionou nesta terça-feira como será o relacionamento dos três gatos.

"O problema que temos, que já existia para o Jojo, é que a única porta que nos permite sair da nossa nova casa é blindada e, por isso, ter uma porta para gatos será um pouco difícil", explicou o primeiro-ministro.

Continua após a publicidade

O antecessor de Keir Starmer, o conservador Rishi Sunak, tinha uma cachorra, Nova. Segundo sua esposa, Akshata Murty, Nova e Larry mantinham "discussões acaloradas", mas o gato "levava a vantagem".

Keir Starmer e sua esposa Victoria
Keir Starmer e sua esposa Victoria Imagem: Aaron Chown / POOL / AFP

As façanhas de Larry incluem afugentar corajosamente uma raposa, uma das milhares em Londres, enquanto na véspera de Natal de 2020 atacou um pombo distraído.

Mas Larry está envelhecendo e parece muito preguiçoso ultimamente.

As autoridades estão preparadas para quando ele morrer. O plano para a morte da Rainha Elizabeth 2ª recebeu o codinome de "London Bridge", o do gato foi batizado de "Larry Bridges".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.