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Gol, Latam e Azul são cobradas por cancelamentos e reembolsos na pandemia

A Senacon diz que as reclamações cresceram justamente na época de remarcações e reembolsos de viagens - Getty Images/iStockphoto
A Senacon diz que as reclamações cresceram justamente na época de remarcações e reembolsos de viagens Imagem: Getty Images/iStockphoto

do Estadão Conteúdo, em São Paulo

25/05/2022 13h22

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), cobra explicações das empresas Gol, Azul e Latam por supostas irregularidades cometidas em relação a cancelamento de voos e reembolsos durante a pandemia.

Isso porque, segundo dados da secretaria, as reclamações nesse sentido cresceram 410% de 2019 para 2021, de mais de 5 mil para 26,4 mil.

A Senacon diz que as reclamações contra o setor de aviação civil voltaram a crescer justamente na época em que os consumidores deveriam ser contemplados por regras criadas em razão da pandemia: reembolso em 12 meses, remarcação da viagem ou uso do crédito em até 18 meses dos bilhetes.

O governo diz que as empresas têm 10 dias, a partir desta quarta-feira, 25, para darem uma resposta. Procurada, a Latam disse que se manifestará quando for notificada.

A Gol disse que não comentará o assunto. "Todas as manifestações se darão nos autos."

A Azul não respondeu até a publicação desta reportagem.