Cidade italiana 'covid-free' vende casas por 1 euro
A pequena cidade italiana de Cinquefrondi, localizada na Calábria, lançou um projeto para vender casas no centro histórico por apenas um euro como forma de revitalizar uma área abandonada há anos.
Com pouco mais de 6,5 mil habitantes, e usando o fato de não ter nenhum caso de coronavírus (Sars-CoV-2), a cidade já disponibilizou duas residências para as reformas. O pedido da Prefeitura é que os donos das atuais casas abandonadas aceitem a parceria e cedam as estruturas para o projeto.
"O objetivo da comuna de Cinquefrondi é o de recuperar e valorizar os imóveis situados no centro histórico para os quais os proprietários demonstraram e demonstram a disponibilidade à cessão gratuita a favor de Agências e/ou Sociedades e/ou pessoas privadas que estão com disponibilidade de investir em um trabalho completo de recuperação e valorização do centro histórico", afirma a prefeitura em documento.
Como contrapartida por pagar um valor simbólico pela residência, o investidor tem algumas obrigações específicas, como estipular o ato público de compra em até dois meses após a compra, bancar todo o pagamento dos registros notariais do imóvel, criar um projeto de reforma em até um ano da data da compra e iniciar os trabalhos em até três meses após a aprovação da planta.
Além disso, será preciso estipular uma multa contratual de 20 mil euros em favor da Prefeitura. O valor é uma garantia que o dono do novo imóvel dá para o governo local de que finalizará toda a obra em até três anos e, no caso de abandono, a casa será cedida gratuitamente para a cidade.
Ao citar uma matéria da "CNN" sobre o projeto, a Prefeitura informa que "acreditou desde o início" na ação. "Logo nossas casas abandonadas serão habitadas por muitos turistas. Já chegaram centenas de pedidos, que veem em Cinquefronte um centro estratégico para morar", destacou ainda a administração local.
Para mais informações sobre a compra de casas por 1 euro, a Prefeitura disponibilizou um e-mail: cinquefrondicase1euro@gmail.com e um portal especial sobre o projeto.
Cinquefrondi não é a primeira cidade italiana a adotar a medida para povoar áreas abandonadas. No início deste ano, Bisaccia, na região da Campânia, também anunciou um projeto semelhante com 90 prédios em ruínas à disposição.
A medida também foi adotada por Sambuca di Sicilia, Ollolai e Gangi, todas localizadas no Sul da Itália.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.