Acordo salva centenária fábrica de chocolates na Itália
Após meses de negociações, um acordo fechado nesta quarta-feira (17) permitirá a sobrevivência da Pernigotti, centenária fábrica de doces situada em Novi Ligure, no Piemonte, norte da Itália.
Fundada em 1860, a empresa pertence desde 2013 ao grupo turco Toksoz, que anunciara no fim de 2018 a intenção de fechar o estabelecimento, onde se produz barras de chocolates, bombons e torrones.
Após intensas negociações com sindicatos, a família Toksoz anunciou nesta quarta um novo plano industrial de 5 milhões de euros que inclui a modernização da fábrica e a instalação de mais duas linhas de produção.
O projeto prevê a transferência da manufatura de cremes de avelãs da Turquia para Novi Ligure. Já as funções administrativas da Pernigotti serão concentradas no escritório de Milão, de modo a garantir mais eficiência financeira.
A empresa emprega atualmente cerca de 180 pessoas, sendo que, durante a reorganização, cerca de 110 ficarão temporariamente em um sistema chamado "caixa integração", quando o governo ajuda a pagar o salário de trabalhadores com contratos suspensos ou reduzidos.
"É uma boa notícia para Novi Ligure. Ficamos felizes com a retomada da produção no estabelecimento", comemorou o prefeito Gian Paolo Cabella.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.