Cidade italiana ganha museu dedicado a Dante Alighieri
A cidade de Ravenna, na região italiana da Emilia-Romagna, irá inaugurar, no próximo domingo (16), um novo museu dedicado a Dante Alighieri, como parte das celebrações pelo sétimo centenário da morte do "sumo poeta".
O "Museo Dante" foi construído na via Alighieri 2/A, próximo do túmulo do poeta, e conta com nove salas para receber os visitantes: a do Tempo, a da Face, a Montevidéu, a do Culto, a da Fama e as três salas da Divina Comédia.
O local foi criado com o objetivo de "consolidar a valorização do culto a Dante com uma exposição contemporânea e utilizável, que usa novas linguagens para dar conta da 'Comédia' e do legado do poeta", segundo relatado no site oficial.
O novo museu oferecerá aos visitantes a oportunidade de mergulhar no imaginário do "pai" da língua italiana moderna, com a "força da experiência sensorial e para valorizar os objetos históricos", incluindo mais de 400 imagens e 250 textos.
O projeto foi desenvolvido pela administração municipal de Ravenna, em parceria com a Secretaria de Cultura, e concebido pelo arquiteto Ambrogio Annoni e por Corrado Ricci, um estudioso de Dante e fundador da Superintendência de Ravenna.
A exposição já foi vista pelo governador da Emilia-Romagna, Stefano Bonaccini, e pelo prefeito de Ravenna, Michele de Pascale. A abertura para o público, porém, ocorre no próximo dia 16 de maio, com horário das 10h às 17h30 (local).
Todos os visitantes deverão respeitar os protocolos sanitários para conter a propagação do novo coronavírus. O acesso será permitido apenas com reservas, e a quantidade de pessoas que poderão realizar o percurso será limitada. O ingresso terá custo de apenas três euros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.