Topo

Cidades na Itália vão subsidiar trabalho remoto e investimento em turismo

Santa Fiora, na Toscana - Getty Images
Santa Fiora, na Toscana Imagem: Getty Images

29/05/2021 10h56

Em mais uma medida para revitalizar as pequenas cidades na Itália, as prefeituras de Santa Fiora, na Toscana, e Rieti, no Lazio, estão oferecendo subsídios para cidadãos que desejam morar nas regiões e trabalham remotamente.

A iniciativa, que tem como objetivo movimentar a economia local, prevê o pagamento de até 50% do aluguel de qualquer pessoa que decidir se mudar e trabalhar online por um período entre dois e seis meses. A exigência, porém, é ter um emprego ativo, que deve ser comprovado com documento enviado juntamente com o formulário de inscrição.

Localizada no coração da Toscana, a vila medieval de Santa Fiora está situada na reserva natural do Monte Amiata e fica perto do Vale Val D'Orcia. A população está reduzida a apenas 2, mil residentes e, na tentativa de povoar a região, o prefeito Federico Balocchi está apostando na tecnologia e no trabalho virtual. Inclusive, um alto investimento foi feito em fibras de internet de alta velocidade.

Trabalhadores dispostos a se mudarem e alugar uma casa sob o sol da Toscana receberão subsídios de até 200 euros mensais ou 50% do aluguel total para estadias de longa duração.

Os aluguéis custam em média entre 300 e 500 euros por mês, ou seja, quem se mudar para a cidade terão que arcar com um custo médio de apenas 100 euros a cada 30 dias.

Os vouchers funcionam como reembolsos a serem pagos apenas após o envio dos recibos do aluguel para a prefeitura.

Para facilitar a negociação, a prefeitura de Santa Fiora lançou um site (https://www.vivinpaese.it) para anunciar aluguéis, além de uma lista de serviços úteis e contatos de encanadores, babás, médicos, eletricistas e entrega de comida.

Turismo tem incentivo

Além disso, a cidade fornecerá uma contribuição financeira de 30 mil euros para quem quiser investir no setor turístico da região, com a abertura de uma pousada ou transformar uma propriedade em hotel ou albergue.

Já em Riete, que tem cerca de 50 mil habitantes, a iniciativa é semelhante, mas os interessados terão que entrar em contato diretamente com agência ou plataformas de aluguel online (immobiliare.it; subito.it ; casa.it).

No entanto, os vouchers de aluguel podem ser estendidos por mais de seis meses e um contrato preliminar é toda a prova necessária para garantir a moradia. Os aluguéis na cidade estão na faixa de 250 e 500 euros.

Os funcionários precisarão somente de uma carta do chefe para provar sua condição de trabalhador remoto, mas os freelancers podem simplesmente fornecer uma descrição de seu trabalho profissional.