Topo

Cidade italiana vai inaugurar museu dedicado a Fellini

Cenário ostensivo de uma das cenas mais memoráveis do cinema, foi na Piazza Cavour, em Rimini, que Titta, Ciccio e seus amigos fizeram a luta de bola de neve de "Amarcord" - Franc­esco Lastr­ucci/The New York Times
Cenário ostensivo de uma das cenas mais memoráveis do cinema, foi na Piazza Cavour, em Rimini, que Titta, Ciccio e seus amigos fizeram a luta de bola de neve de "Amarcord" Imagem: Franc­esco Lastr­ucci/The New York Times

da ANSA, em Rimini

10/08/2021 15h59

A cidade de Rimini vai inaugurar no próximo dia 19 de agosto um novo polo cultural dedicado ao cineasta Federico Fellini, filho mais ilustre deste município da costa adriática da Itália.

O Museu Fellini se divide em três espaços diferentes no centro histórico de Rimini — Castelo Sismondo, Palácio del Fulgor e Praça Malatesta — e vai oferecer aos visitantes uma experiência imersiva na vida e obra do autor de "A Doce Vida", "Julieta dos Espíritos" e "Amarcord".

Um dos destaques do museu será o CircAmarcord, montado no terreno de um antigo estacionamento onde o próprio Fellini frequentava o circo quando criança. Já o Palácio del Fulgor, sede do legendário cinema Fulgor, imortalizado em "Amarcord", exibirá os filmes do diretor.

Nascido em Rimini em 20 de janeiro de 1920, Fellini faleceu em Roma em 31 de outubro de 1993 e é considerado uma das maiores personalidades da cultura italiana no século 20.