Morre dono de restaurante que criou o tiramisu, doce italiano de café
Morreu neste sábado (30), aos 93 anos, Ado Campeol, dono do restaurante "Le Beccherie", em Treviso, apontado como o local que inventou a famosa sobremesa tiramisu. A causa do falecimento não foi informada pela família, que se limitou a dizer que o funeral será realizado no dia 2 de novembro.
Apesar de muitas dúvidas sobre a origem do doce, o que não deixa dúvidas é que foi ali que o doce se popularizou nos anos 1960. Segundo diversos estudos, Ado e sua esposa Alba pegaram a receita do creme sbatudin, que leva café, e adicionaram mascarpone para servir aos clientes.
No entanto, os Campeol nunca ficaram brigando pela origem da receita. Isso provocou diversas variações da sobremesa. Na década de 1970, a Accademia Italiana della Cucina certificou a criação da família.
Pouco depois, em 1981, o especialista em gastronomia Giuseppe Maffioli escreveu sobre o tiramisu, que ainda não era conhecido nacionalmente, e afirmou que o prato foi criado no "Le Beccherie".
Além do doce, a família é considerada uma das mais importantes na popularização de pratos tradicionais de Treviso e região.
"Com Ado Campeol, Treviso perde uma outra estrela de sua história enogastronômica. A sua longa atividade de dono de restaurante e as suas 'Beccherie' atravessaram décadas do que há de melhor na tradição local, feita de acolhimento, qualidade e daquele sorriso largo que nunca faltava em seu rosto", afirmou o governador da região do Vêneto, Luca Zaia.
"Em seu restaurante, graças à intenção e à criatividade de sua esposa, nasceu um dos doces mais famosos do mundo como o tiramisu, certificado pela Accademia Italiana della Cucina", acrescentou ainda.
Confira o passo a passo da receita:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.