'Acqua alta' provoca alagamento na Praça San Marco em Veneza
O fenômeno "acqua alta" ("água alta", em tradução livre) provocou um alagamento na praça San Marco, em Veneza, na última sexta-feira (5), com um nível de 118 centímetros de altura.
Esta foi a quinta vez que a o centro da cidade italiana registra o fenômeno desde que a barreira artificial construída no ano passado para conter o aumento e intensidade das enchentes - ainda em fase de conclusão - foi inaugurada.
Na manhã deste sábado (6), porém, Veneza voltou a ficar seca e a água baixou. A alta da maré é comum durante esta época do ano e é provocada por uma combinação de fatores climáticos e ambientais.
Apesar de forçar turistas a usarem galochas, a "acqua alta" não foi forte o suficiente para acionar o sistema "mose", criado para controlar a entrada de água do Mar Adriático na Lagoa de Veneza.
As previsões iniciais alertavam uma maré alta de no máximo 110 centímetros. Agora, a expectativa é de que neste domingo (7), às 11h20, o fenômeno atinja 105 centímetros, voltando ao normal no período da tarde.
Há anos, Veneza sofre com acqua alta, que está se tornando cada vez mais intenso. De acordo com especialistas, o nível do mar na cidade da Itália pode aumentar até 120 centímetros até o fim deste século por conta do impacto crescente das emissões de poluentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.