Topo

'Acqua alta' provoca alagamento na Praça San Marco em Veneza

Local amanheceu neste sábado (6) com água baixa - ANSA/Ansa - Brasil
Local amanheceu neste sábado (6) com água baixa Imagem: ANSA/Ansa - Brasil

06/11/2021 11h29

O fenômeno "acqua alta" ("água alta", em tradução livre) provocou um alagamento na praça San Marco, em Veneza, na última sexta-feira (5), com um nível de 118 centímetros de altura.

Esta foi a quinta vez que a o centro da cidade italiana registra o fenômeno desde que a barreira artificial construída no ano passado para conter o aumento e intensidade das enchentes - ainda em fase de conclusão - foi inaugurada.

Na manhã deste sábado (6), porém, Veneza voltou a ficar seca e a água baixou. A alta da maré é comum durante esta época do ano e é provocada por uma combinação de fatores climáticos e ambientais.

Apesar de forçar turistas a usarem galochas, a "acqua alta" não foi forte o suficiente para acionar o sistema "mose", criado para controlar a entrada de água do Mar Adriático na Lagoa de Veneza.

As previsões iniciais alertavam uma maré alta de no máximo 110 centímetros. Agora, a expectativa é de que neste domingo (7), às 11h20, o fenômeno atinja 105 centímetros, voltando ao normal no período da tarde.

Há anos, Veneza sofre com acqua alta, que está se tornando cada vez mais intenso. De acordo com especialistas, o nível do mar na cidade da Itália pode aumentar até 120 centímetros até o fim deste século por conta do impacto crescente das emissões de poluentes.