Topo

França torna obrigatório uso de máscara em locais cobertos

Gárgula de Notre Dame, em Paris, de máscara: Para circular em locais públicos fechados no país, a proteção voltará a ser exigida - Getty Images/iStockphoto
Gárgula de Notre Dame, em Paris, de máscara: Para circular em locais públicos fechados no país, a proteção voltará a ser exigida Imagem: Getty Images/iStockphoto

da ANSA, em Paris

26/11/2021 11h15

O ministro da Saúde da França, Olivier Véran, anunciou nesta quinta-feira (25) a reintrodução da obrigatoriedade de usar máscara de proteção em locais que recebem o público.

A partir de sexta-feira (26), a utilização da máscara será novamente exigida em espaços públicos fechados. Véran ainda acrescentou que o uso da proteção poderá ser necessária em alguns eventos ao ar livre, como os tradicionais mercados de Natal.

Apesar do aumento de casos do novo coronavírus, bem como na quantidade de hospitalizações e mortes, Véran revelou que não foram planejados bloqueios ou toques de recolher para conter o avanço da quinta onda de contaminações.

O político introduziu um incentivo para que as pessoas tomem a dose de reforço. A partir de 15 de janeiro, os indivíduos com mais de 18 anos precisarão apresentar um comprovante da terceira dose para manter ativo o passe de saúde, que permite a entrada em restaurantes, bares e outros estabelecimentos.

"A vacina protege, mas sua eficácia diminui com o tempo. O passe de saúde será desativado na ausência da terceira dose", disse Véran.

O anúncio do ministro francês acontece em um momento delicado para o país, que registrou pouco mais de 32 mil novos casos de covid-19 na última quarta-feira (24).

No momento, quase 77% da população da França está totalmente vacinada contra o coronavírus Sars-CoV-2.