Topo

Itália celebrou Dia do Carbonara com maratona da receita na web

Spaghetti alla Carbonara, um dos pratos mais tradicionais da gastronomia italiana - Divulgação
Spaghetti alla Carbonara, um dos pratos mais tradicionais da gastronomia italiana Imagem: Divulgação

da ANSA, em Roma

07/04/2022 14h10

A Itália celebrou nesta quarta-feira (6) o "Carbonara Day", ou, em português, "Dia do Carbonara", em homenagem a um dos pratos mais célebres da gastronomia nacional e ícone de Roma.

A iniciativa foi promovida pelas Associações das Indústrias do Doce e da Massa Italianos (Aidepi) e pela Organização Internacional da Massa (IPO). A versão clássica do prato leva ovos, guanciale (a papada do porco), queijo pecorino, azeite e pimenta do reino.

Em celebração ao prato italiano, uma maratona dedicada à receita foi realizada nas redes sociais e convidou todos os apaixonados pela massa a usarem as hashtags #CarbonaraDay e #CarbonaraSharing.

Uma pesquisa encomendada pelos fabricantes de massas da Unione Italiana Food, no Instituto Piepoli, revela que, para nove em cada 10 italianos (95%) a massa à carbonara é sempre consumida em companhia, especialmente da família.

De acordo com o estudo, realizado com 500 adultos, para oito em cada 10 italianos a pasta à carbonara está ligada "à uma questão do coração": 62% compartilham com a família e 20% com o parceiro. Apenas 13%, sendo em sua maioria homens com menos de 35 anos, aproveitam o prato com os amigos.

Além disso, a pesquisa revela que o ator italiano Carlo Verdone e o presidente da República, Sergio Mattarella, são as pessoas com quem os italianos compartilhariam com mais vontade uma massa à carbonara.

Segundo uma análise do aplicativo de comida "Deliveryoo", no ranking dos locais que mais adoram pedir carbonara em casa está Fiumicino (Roma), Monterotondo (Roma) e Fabriano (Ancona). O dia preferido para comprar a massa é terça-feira.