Casa pintada por Brian O'Doherty vira atração em cidade italiana
A famosa "casa pintada" no centro histórico de Todi, na região da Úmbria, é uma obra-prima de Brian O'Doherty, artista irlandês falecido no último dia 7 de novembro em Nova York, aos 94 anos, e está aberta para visitações.
O'Doherty e sua esposa Barbara Novak compraram a casa datada de 1800, de três andares, na via delle Mura Antiche, em 1975.
Inicialmente, a residência era usada apenas durante suas férias na Itália, mas, em 1977, o artista começou a pintá-la.
O local se tornou uma autêntica obra de arte apreciada mundialmente principalmente pelos apaixonados por arte contemporânea. Entrar na grande cozinha, e depois subir aos pisos superiores até ao quarto, é uma viagem única e totalmente envolvente entre cores e formas.
As pinturas de O'Doherty incluem uma reprodução do antigo alfabeto irlandês Ogham. Em algumas paredes, existem obras que permaneceram inacabadas.
A "casa pintada" está aberta a visitações mediante agendamentos e é gerida pela CoopCulture. A visita da ANSA pelos cômodos coloridos foi acompanhada pela chefe da cooperativa, Francesca Tenti, junto com Vilma Lucaroni.
"Tudo foi deixado exatamente como estava no último dia em que o senhor e a senhora O'Doherty moraram aqui", diz Tenti. "Na cozinha, por exemplo, há uma garrafa de vinho aberta e a cafeteira no fogão. No primeiro andar uma escada encostada a uma parede e as cores com os pincéis do artista ainda um tanto deslocadas nos banheiros", acrescentou.
Por ocasião da morte de Brian O'Doherty, a administração municipal de Todi, liderada pelo prefeito Antonino Ruggiano, decidiu abrir gratuitamente ao público a "Casa Pintada" durante um dia inteiro, em homenagem ao artista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.