Topo

Itália vence ouro e prata na Copa do Mundo de Cozinha

Seleção foi liderada pelo chef Gianluca Tomasi - Divulgação
Seleção foi liderada pelo chef Gianluca Tomasi Imagem: Divulgação

03/12/2022 09h04

A seleção italiana de chefs conquistou medalhas de ouro e prata na edição 2022 da Copa do Mundo de Cozinha, realizada em Luxemburgo entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro.

Os cozinheiros italianos ficaram na primeira colocação na disputa "Chef Table" e em segundo na categoria "Restaurante".

A Itália entrou na competição culinária com uma equipe liderada pelo diretor-geral Gianluca Tomasi e composta pelo coordenador Pierluca Ardito; os chefs de cozinha Angelo Biscotti e Fabio Mancuso; os chefs pasteleiros Antonio Dell'Oro e Marco Tomasi; além de Francesco Locorotondo, Francesco Cinquepalmi, Keoma Franceschi, Luca Bnà e Giorgia Ceccato.

"Estamos muito satisfeitos com esta nova medalha de ouro conquistada em uma categoria muito particular como a da 'Chef Table', medalha que faltava nas mãos dos chefs nacionais italianos", disse Tomasi.

Para a competição, os chefs da Itália escolheram um tema, "o Som do Gosto Italiano, para o qual foi desenvolvido um tabuleiro particular em forma de guitarra, no qual foi servido o prato festivo, que trazia o robalo do Adriático.

"Pudemos realçar os pratos típicos italianos, desde os cogumelos com trufas, ao bacalhau, depois o prato festivo, seguido de uma entrada vegana que valorizou produtos como o radicchio tinto de Treviso, além do prato principal de carne, seguido de uma trilogia de petit fours, pequenos pastéis mignons com decorações que lembravam notas musicais e que foram muito aclamados pelo júri, através dos quais realçamos o limão de Sorrento e as avelãs do Piemonte", explicou Tomasi.

Este é mais um resultado importante para a seleção italiana, depois da medalha de ouro na categoria "Sênior" conquistada em maio passado no "Global Chef Challenge", uma das mais importantes competições culinárias no mundo, em Abu Dhabi.

Para o chef italiano, "as competições internacionais são importantes tanto do ponto de vista profissional quanto porque nos dão a oportunidade de tornar conhecidas em todo o mundo as muitas excelências do nosso extraordinário Made in Italy".

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.