Topo

Turistas são resgatados de Machu Picchu após bloqueio

Turistas ficaram "presos" em Águas Calientes após serviços de trem terem sido suspensos por danos de protestos  - Carolina Paucar / AFP
Turistas ficaram 'presos' em Águas Calientes após serviços de trem terem sido suspensos por danos de protestos Imagem: Carolina Paucar / AFP

22/01/2023 14h27

O Ministério do Turismo do Peru confirmou que 418 viajantes nacionais e estrangeiros foram resgatados de Machu Picchu e transferidos para Cusco.

O grupo, incluindo turistas italianos, havia sido bloqueado na antiga cidade inca no último sábado (21), devido a um protesto contra a presidente Dina Boluarte na linha ferroviária que leva até o destino turístico mais famoso do Peru.

Segundo o governo local, o resgate de 148 estrangeiros e 270 peruanos envolveu dois trens que viajaram de Machu Picchu até a estação de Piscacucho, onde os turistas subiram em ônibus até Cusco.

O país andino vive em convulsão social há cerca de um mês e meio, quando Boluarte tomou posse após a fracassada tentativa de golpe de Estado por parte do esquerdista Pedro Castillo, que acabou deposto pelo Congresso e preso.

Desde então, manifestações quase diárias pedem a renúncia de Boluarte, e cerca de 50 pessoas já morreram devido à repressão por parte das forças de segurança.

Em seu Angelus deste domingo, o papa Francisco pediu orações pelo "fim dos atos de violência no Peru".

"A violência apaga a esperança de uma justa solução dos problemas. Encorajo todas as partes a retomar o caminho do diálogo entre irmãos de uma mesma nação, no pleno respeito aos direitos humanos e ao estado de direito", declarou.