Turistas são resgatados de Machu Picchu após bloqueio
O Ministério do Turismo do Peru confirmou que 418 viajantes nacionais e estrangeiros foram resgatados de Machu Picchu e transferidos para Cusco.
O grupo, incluindo turistas italianos, havia sido bloqueado na antiga cidade inca no último sábado (21), devido a um protesto contra a presidente Dina Boluarte na linha ferroviária que leva até o destino turístico mais famoso do Peru.
Segundo o governo local, o resgate de 148 estrangeiros e 270 peruanos envolveu dois trens que viajaram de Machu Picchu até a estação de Piscacucho, onde os turistas subiram em ônibus até Cusco.
O país andino vive em convulsão social há cerca de um mês e meio, quando Boluarte tomou posse após a fracassada tentativa de golpe de Estado por parte do esquerdista Pedro Castillo, que acabou deposto pelo Congresso e preso.
Desde então, manifestações quase diárias pedem a renúncia de Boluarte, e cerca de 50 pessoas já morreram devido à repressão por parte das forças de segurança.
Em seu Angelus deste domingo, o papa Francisco pediu orações pelo "fim dos atos de violência no Peru".
"A violência apaga a esperança de uma justa solução dos problemas. Encorajo todas as partes a retomar o caminho do diálogo entre irmãos de uma mesma nação, no pleno respeito aos direitos humanos e ao estado de direito", declarou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.