Topo

Red Bull acusa vinícola italiana de plagiar logotipo

Os rótulos da Red Bull (à esquerda) e da nova vinícola Muggittu Boeli - ANSA
Os rótulos da Red Bull (à esquerda) e da nova vinícola Muggittu Boeli Imagem: ANSA

da ANSA, em Roma

07/02/2023 10h00

A empresa austríaca Red Bull processou uma pequena vinícola de Mamoiada, na Itália, por ter supostamente copiado seu famoso logotipo com dois touros.

O rótulo dos vinhos "Muggittu Boeli" possui dois bois um ao lado do outro, tendo um detalhe vermelho na parte de baixo e alguns desenhos circulares na região superior.

A gigante dos energéticos, que por meio de um escritório de advocacia em Turim enviou um alerta à vinícola, considerou que os italianos plagiaram o símbolo da Red Bull e decidiu abrir o processo.

"A solidariedade está me aliviando neste período realmente sombrio. Recebi centenas de mensagens de compatriotas que me dizem que esta é uma batalha de toda a Sardenha, além dos austríacos, que me surpreenderam positivamente", disse Mattia Muggittu, de 23 anos, à ANSA.

Mattia Muggittu - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Mattia Muggittu com o vinho já no rótulo acusado de plágio pela Red Bull
Imagem: Reprodução/Instagram

O jovem explicou que os dois touros amarrados pela canga são símbolos de uma agricultura milenar e tradicional. O italiano ainda declarou que vai lutar contra a Red Bull.

"Sou estudante de enologia e depois de anos de burocracia consegui finalmente ver a minha primeira garrafa. Eu contratei um advogado e estou me recuperando. Uma gigante global não pode entrar na minha casa para impedir um logo que é símbolo da minha história e da minha cultura", concluiu.

Em outubro passado, a Red Bull perdeu uma ação contra a Bullards, empresa britânica produtora de gin, após pedir para que ela eliminasse alguns serviços e mercadorias.