Topo

Teleférico vai conectar Itália e Suíça no Matterhorn

Já há teleféricos em funcionamento no lado suíço do Matterhorn (foto), agora as linhas deverão ligar o país à Itália - Sinenkiy/Getty Images/iStockphoto
Já há teleféricos em funcionamento no lado suíço do Matterhorn (foto), agora as linhas deverão ligar o país à Itália Imagem: Sinenkiy/Getty Images/iStockphoto

da ANSA, em Aosta

08/02/2023 15h33

A partir do próximo mês de julho, um teleférico vai proporcionar uma ligação permanente entre os lados suíço e italiano da fronteira no Matterhorn, uma das montanhas mais famosas dos Alpes, mesmo para pessoas sem esqui ou equipamentos de neve.

Essa conexão entre Zermatt, na Suíça, e Cervinia, na Itália, é desejada pelas populações locais e por esportistas há mais de 80 anos e se tornará realidade na próxima temporada de verão na Europa.

A linha vai ligar Testa Grigia, a 3.458 metros de altitude, no lado italiano da fronteira, e a estação de Klein Matterhorn (3.821 metros), na Suíça, em uma obra com custo estimado em 45 milhões de francos suíços (R$ 253 milhões).

O desnível de 363 metros será coberto em quatro minutos, e o ramal contará com 10 cabines projetadas pelo estúdio de design italiano Pininfarina.

Vista do Monte Cervino, como é conhecido o Matterhorn na Itália, em Breuil Cervinia, no Vale d'Aosta - e55evu/Getty Images/iStockphoto - e55evu/Getty Images/iStockphoto
Vista do Monte Cervino, como é conhecido o Matterhorn na Itália, em Breuil Cervinia, no Vale d'Aosta
Imagem: e55evu/Getty Images/iStockphoto

A capacidade de transporte será de 1,3 mil pessoas por hora, e a linha também será acessível para viajantes em cadeira de rodas.

O Matterhorn (chamado de Cervino na Itália) é uma das atrações turísticas mais concorridas dos Alpes e atrai multidões de esquiadores e excursionistas todos os anos.