Topo

'Cidade fantasma' na Itália volta a receber turistas

A cidade abandonada de Craco, em Basilicata, na Itália - Boys with Drones/Getty Images/iStockphoto
A cidade abandonada de Craco, em Basilicata, na Itália Imagem: Boys with Drones/Getty Images/iStockphoto

da ANSA, em Potenza

24/02/2023 15h31

Craco, um pequeno município localizado na região da Basilicata, reabrirá em 1º de março um famoso "vilarejo fantasma" que está fechado há mais de dois anos.

Chamado de Parque do Museu Cenográfico, as ruínas já foram escolhidas como cenário para filmes por diretores como Francesco Rosi e Mel Gibson.

O processo é acompanhado com muito entusiasmo por Craco, já que as autoridades locais consideram o "município fantasma" como um "precioso motor de crescimento econômico e social".

"Ela precisa estar efetivamente conectada com os polos de maior atração dos fluxos, principalmente com Matera e a costa jônica", disse Rosangela Maino, presidente da cooperativa Oltre l'arte.

Igreja abandonada na "cidade fantasma" de Craco - Wirestock/Getty Images/iStockphoto - Wirestock/Getty Images/iStockphoto
Igreja abandonada na "cidade fantasma" de Craco
Imagem: Wirestock/Getty Images/iStockphoto

O local estará aberto normalmente ao público de 1º de março a 31 de outubro todos os dias, das 10 às 18 horas. Já de 1º de novembro a 31 de março de 2024, o vilarejo pode ser visitado aos finais de semana e feriados, de sexta a domingo, das 10 às 15 horas.

Ruas de Craco totalmente vazias - undefined undefined/Getty Images/iStockphoto - undefined undefined/Getty Images/iStockphoto
Ruas de Craco totalmente vazias
Imagem: undefined undefined/Getty Images/iStockphoto

A "cidade fantasma" foi habitada até a década de 1960, quando o local começou a ser abandonado em virtude de um deslizamento de terra.