O mistério de 70 anos exposto em um filme com fotos nunca reveladas antes
Imagens, reveladas pelo colecionador William Fagan, são registros de viagem de casal pela Itália e Suíça na década de 1950. A identidade deles ainda é uma incógnita.
Hoje, é difícil conceber a ideia de tirar uma foto e nunca ver o resultado, uma vez que usamos câmeras digitais ou smartphones, compartilhando instantaneamente as imagens.
Mas se você voltar ao tempo em que a fotografia era um processo analógico, a espera entre tirar uma fotografia e vê-la impressa poderia ser de muitos meses, até anos — tempo suficiente para esquecê-la.
E no caso de um rolo de filme, pelo menos, essa espera foi de cerca de 70 anos.
O colecionador de câmeras William Fagan adquiriu uma série de cartuchos de filme, quando comprou uma Leica IIIa há alguns anos.
Embora soubesse que um deles continha um rolo de filme, só recentemente começou a revelá-lo.
Eles foram feitos pela empresa alemã Leica Camera, em uma época em que o filme era vendido em rolos enormes e fotógrafos entusiasmados carregavam seu próprio cartucho de 35mm reutilizável.
Por se tratar de um destes rolos de filme, não havia como identificar sua velocidade. Fagan teve então que calcular o tempo de revelação usando estimativas.
Mas depois de consultar especialistas, ele estava pronto para seguir em frente. Seu plano funcionou. E ele conseguiu 20 negativos para impressão.
Carros antigos
"Normalmente, quando revelo um rolo de filme, tenho uma ideia do que ele contém", diz ele. "Na câmara escura, pude ver carros antigos. Mas só depois de escanear as imagens que tive uma ideia clara sobre o conteúdo".
"Eu não tinha certeza de qual das minhas câmeras Leica antigas estava com o filme. Mas acreditava que era de uma câmera de meados da década de 1930", acrescenta.
"O primeiro negativo que escaneei foi o que mostrava um BMW conversível de meados da década de 1930 com o que parece ser uma placa da Baviera (AB 52 3287), em um desfiladeiro com neve". [foto que abre esta reportagem]
Outra foto [acima] mostra o Hotel La Veduta, no Julier Pass, na Suíça. E uma pesquisa revelou que o carro é um BMW 315.
Outras locações incluem uma rua em Bellagio, às margens do Lago de Como, no norte da Itália [acima], e a Bahnhofstrasse de Zurique [abaixo], o que levou Fagan a reavaliar seu palpite inicial quanto à data das fotos para o início dos anos 1950.
Mas são as pessoas nas fotos que realmente interessam a ele.
"O verdadeiro choque veio quando vi as fotos pessoais, uma mulher e um homem com um animal de estimação em uma viagem pela Suíça e norte da Itália", afirma.
E ele faz questão de identificar essas pessoas para poder enviar as fotos.
"Fotos como essas geralmente são consideradas lembranças muito pessoais de tempos felizes", afirma.
"E senti que eu, como um estranho, não deveria estar olhando para elas."
"Depois pensei novamente sobre o fato de que ninguém jamais teria visto essas fotos se eu tivesse jogado o rolo fora, e não o tivesse revelado."
"Pensei na idade das pessoas nas fotos e na possibilidade de nenhuma delas ainda estar viva. Senti que, mesmo que elas não estejam mais conosco, suas famílias poderiam querer ver as fotos", acrescenta.
"Depois, refleti ainda sobre por que o rolo de filme, que continha algumas fotos lindas, nunca foi concluído ou revelado."
"Como um fotógrafo entusiasta, sempre achei que as pessoas tiram fotos por uma razão, e que as fotos registram momentos no tempo que jamais poderão ser registrados novamente, já que esses momentos não se repetem."
Portanto, se alguém aí reconhecer as pessoas na foto, Fagan adoraria saber. Você pode entrar em contato com ele por meio do site Mike Evans, pelo e-mail info@macfilos.com.
A seguir, mais algumas fotos que estavam no rolo de filme.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.