Ceia de Natal: 6 receitas típicas da culinária alemã para celebrar a data
Muitas famílias alemãs comem ganso recheado na ceia natalina. Típicos da ocasião são também variedades de bolachas e biscoitos, o vinho quente, as maçãs assadas. Confira algumas delícias do país europeu.
Com a vida agitada na sociedade moderna, não serão todas as alemãs que fazem as deliciosas plätzchen, bolachinhas dos mais variados formatos e enfeitadas com todo capricho.
Mas dona de casa que se preze sempre passa algumas horas na cozinha em dezembro, assando suas próprias bolachas e biscoitos.
Principalmente se tem filhos, que não perdem a oportunidade de ajudar a cortá-los com as forminhas e, depois, decorá-los.
As bolachinhas, aliás, servem para consumo próprio, para oferecer às visitas ou então, embaladas com bom gosto e imaginação, para se dar de presente. Uma receita básica para a massa você pode consultar no link abaixo.
Em vez de peru, ganso assado
Ganso assado não é somente um prato festivo para a noite de Natal na Alemanha. Todos os anos, ele faz parte do cardápio da nação desde 11 de novembro, dia de São Martinho. Conta-se que o santo que não queria ser bispo se escondeu entre os gansos, quando foram buscá-lo, mas as aves delataram o seu esconderijo com seu alarido.
Ingredientes
- 1 ganso de aproximadamente 4 quilos com seus miúdos
- Sal e pimenta
- 440 gramas de castanhas cozidas e descascadas
- 3 maçãs vermelhas grandes
- 1 pão francês
- 1 colher de chá de manjericão seco (no Brasil pode-se usar folhas de manjericão fresco)
- 1 colher de chá de artemísia (se não achar, use estragão)
- Meio litro de caldo de galinha
- 2 colheres de manteiga
- 1 colher de açúcar
- 250 ml de vinho tinto
- 3 colheres de creme (ou leite)
- Maizena para engrossar o molho
Preparo
Lavar e secar o ganso, inclusive por dentro, retirar toda gordura solta no seu interior. Esfregar sal e pimenta por dentro e por fora. Preparar primeiramente o recheio. Descascar as cebolas, cortá-las em pedacinhos e refogá-las no óleo.
Acrescentar os miúdos cortados, uma maçã descascada e picada em pedacinhos, as castanhas e o pão francês esmigalhado (pode ser substituído por 6 colheres de farinha de rosca). Temperar com sal, pimenta, manjericão e estragão.
Os miúdos não precisam estar totalmente cozidos. Rechear o ganso e fechá-lo com agulha e linha ou pequenos espetinhos de metal.
Assar
Ele deve ser assado a 175ºC em uma forma refratária, entre 4 e 5 horas. Molhá-lo a cada 15 minutos com o próprio caldo. Se o caldo acabar logo, continuar regando com salmoura.
Algumas receitas recomendam temperaturas mais fortes durante meia hora (240 graus), e que se diminua o fogo depois para 140 graus. Isso garante um ganso mais macio. Para dourá-lo pode-se elevar o fogo no final.
Nos últimos dez minutos, acrescentar as maçãs partidas ao meio (com casca) e com um pouco de açúcar. Para fazer o molho, tirar o excesso de gordura do caldo.
Molho
Retirado o ganso, o molho pode ser preparado na própria forma, acrescentando-se água e o vinho. Dissolver a maizena no leite para engrossar, temperar com sal e pimenta. O ganso é servido com repolho roxo e kartoffelklösse, uma espécie de bola de massa de batata, cozida em água. Batatas cozidas são outra alternativa.
Outras receitas natalinas alemãs:
Ganso assado recheado
Ingredientes
- Um ganso para seis pessoas
- 100 gramas de castanhas descascadas cozidas
- 4 maçãs
- 100 gramas de passas
- 300 gramas de carne moída
- Sal e pimenta
- Canela em pó
- 200 gramas de nata
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
Preparo
Refogar na manteiga 100 gramas de castanhas descascadas cozidas, quatro maçãs em cubinhos e 100 gramas de passas. Acrescentar 300 gramas de carne moída e refogar. Temperar com sal, pimenta e canela. Colocar o recheio no ganso, costurar a extremidade e assar em forno pré-aquecido a 250ºC por 20 minutos.
Baixar o calor para 190ºC e assar por mais três horas. Espetar com um garfo a pele sob as coxas para escoar a gordura. A cada 15 minutos, regar o ganso com o próprio molho. Por fim, retirar a gordura do molho e engrossá-lo com nata e farinha. Servir o ganso com o molho, repolho roxo e Klösse (almôndegas de batata cozidas na água).
Estrela de Canela
(Zimtsterne)
Ingredientes
- 4 claras
- 250 gramas de açúcar de confeiteiro
- 400 gramas de avelãs ou amêndoas moídas
- 2 colheres de chá de canela em pó
- Açúcar cristal
Preparo
Bater as claras em neve bem firme e juntar o açúcar de confeiteiro. Retirar quatro colheres de sopa da mistura e reservar. Ao restante, acrescentar as nozes e a canela, sovando bem.
Fazer uma base de açúcar cristal em uma superfície lisa e abra a massa com um rolo (1/2 cm). Moldar as estrelas e deixá-las secar sobre papel manteiga por cerca de duas horas. Cobrir com a mistura reservada. Assar em forno pré-aquecido a 160ºC por cerca de 20 minutos.
Receita básica de butterplätzchen
(Bolachinha de manteiga)
Ingredientes
- 540 gramas de farinha
- 360 gramas de manteiga macia
- 2 pacotinhos de açúcar de baunilha
- Casca ralada de um limão
- 1 pitada de sal
- 4 gemas
- 180 gramas de açúcar de confeiteiro
Preparo
Bater a manteiga com o açúcar de baunilha, a casca de limão, o sal e bater até ficar cremoso. Aos poucos, acrescentar as gemas e o açúcar de confeiteiro. Por último, juntar a farinha previamente peneirada. Não é necessário bater muito. Esta massa básica pode ser modificada para algum tipo especial de bolachinha, bastando acrescentar mais algum ingrediente, como coco ralado, por exemplo.
A massa deve ser aberta com o rolo sobre uma superfície pulverizada com farinha. As bolachas cortadas com forminhas devem ser colocadas sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga. Assar em fogo brando (de 12 a 15 minutos).
Maçã assada
Ingredientes
- 4 maçãs
- suco de um limão
- 100 gramas de marzipã
- 50 gramas de passas
- 350 gramas de manteiga
- 250 ml de suco de maçã ou vinho
- 100 gramas de mel
- 200 gramas de farinha de trigo
- 150 gramas de açúcar
- 100 gramas de avelãs moídas
Preparo
Lavar as maçãs, retirar os miolos e os caroços e cortar a parte de cima como uma tampa. Molhar com suco de limão. Misturar o marzipã com as passas e rechear as maçãs com esta massa. Derreter 200 gramas da manteiga e acrescentar o suco de maçã (ou vinho) e o mel. Despejar numa forma refratária e dispor as maçãs por cima.
Fazer então uma farofa com farinha, açúcar, avelãs e o restante da manteiga. Distribuir esta farofa sobre as maçãs. Assar em forno pré-aquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos.
Vinho Quente
(Glühwein)
Ingredientes
- 1 litro de vinho tinto
- De ½ litro a 1 litro de água
- Açúcar a gosto
- 1 pau de canela
- Cravos da índia inteiros
- Casca de laranja ou de limão
- Rum ou Vinho do Porto a gosto
Preparo
Reunir todos os temperos em um saquinho de gaze ou pano, colocá-los para ferver na água com o vinho e o açúcar. Servir quente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.