Igreja de San José, a 2ª mais antiga da América, é reaberta em Porto Rico
A Igreja de San José, em San Juan, capital de Porto Rico, foi reaberta nesta sexta-feira após duas décadas de restauração, uma boa notícia para os amantes da arte, que poderão desfrutar do segundo templo católico mais antigo da América e um dos poucos exemplos da arquitetura gótica espanhola do século XVI ainda existente no continente.
O templo, que só pode se orgulhar de ser superado na antiguidade no continente americano apenas pela Catedral de Santo Domingo, reabre suas portas hoje após uma longa espera que permitirá contemplar, novamente, uma igreja datada de 1532, cuja estrutura original foi destruída e a atual tem data de 1540.
A reabertura foi possível, em parte, graças aos esforços do empresário Ricardo González Lucía, presidente do San Juan Monuments Board, encarregado da restauração do templo.
O edifício mostra quatro séculos de arquitetura e alvenaria com impressionantes abóbadas góticas elizabetanas, todas construídas no terreno doado pelo governador Don Juan Ponce de León, inicialmente enterrado no local.
Para entender o valor da igreja, deve-se lembrar que o Fundo Nacional para Preservação Histórica americano acrescentou este templo na lista de 11 locais históricos nos Estados Unidos mais ameaçados de desaparecer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.