Chave que dava acesso ao Palácio Real de Madri será leiloada no México
Uma chave feita em bronze em 1886 que deu passagem livre para o Palácio Real de Madri será leiloada na Cidade do México em 23 de setembro de 2021, anunciou a empresa especializada Morton Subastas.
"O objeto peculiar foi uma distinção conferida pelo Rei da Espanha como um sinal de apreço. A pessoa que a recebeu era muito próxima ao monarca, por isso era usada com orgulho em qualquer vestido formal. Seu domo tinha passagem livre no Palácio Real de Madri para a Câmara Interna", publicou a casa de leilões em uma nota oficial anunciando a venda.
A chamada Câmara Interna — ou câmaras fechadas — era um espaço privado onde muito poucos, além do rei e sua família, podiam entrar sem aviso prévio.
"Entre aqueles que tiveram o privilégio de acessar esse espaço livremente estavam os nobres senhores, portadores desta chave", acrescenta o texto, que lembra que chaves como essa foram dadas durante os reinados de Fernando VII, Isabel II, Alfonso XII e Alfonso XIII.
A chave é avaliada por especialistas da Morton Subastas em estimativas de até 20 mil pesos mexicanos (cerca de R$ 5,22 mil) e é acompanhada de medalhas e decorações por diferentes méritos.
"As pessoas que detinham este reconhecimento não tinham mais funções específicas dentro da corte e não prestavam mais serviços, sendo sua atribuição um sinal de apreço real", destaca a nota.
"A chave foi recebida do Rei Alfonso XIII por Alfonso de Bustos y Ruiz de Arana, segundo Duque de Huete. Cujo neto, Alfonso de Bustos doou — uma das quatro pessoas com títulos nobres da realeza espanhola atualmente vivendo no México — decidiu vendê-lo em leilão", completa o comunicado.
Uma fotografia assinada pelo rei emérito Juan Carlos e pela rainha Sofia da Espanha, que foi entregue aos convidados no dia de seu casamento em 1962, também será leiloada no mesmo evento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.