Arquiteto que projetou Barcelona para jogos de 1992 morre aos 95 anos
O arquiteto espanhol Oriol Bohigas, um dos principais impulsionadores do planejamento urbano moderno de Barcelona, projetado antes dos Jogos Olímpicos de 1992, morreu ontem (30) aos 95 anos de idade.
Bohigas foi diagnosticado com Mal de Parkinson em 2015 e desde então o seu estado de saúde foi piorando com o passar do tempo.
Em um trabalho feito para a prefeitura de Barcelona, o arquiteto redesenhou o espaço urbano da cidade, que havia sofrido uma expansão caótica durante o período pós-guerra.
Com os arquitetos Josep Maria Martorell e David Mackay, ele formou o escritório de arquitetura MBM Arquitectes, que nos últimos 45 anos concluiu mais de 500 projetos de arquitetura, planejamento urbano e design.
Durante sua vida, Bohigas também esteve intimamente ligado ao mundo da cultura.
Ele foi membro fundador do grupo editorial Edicions 62, presidente da Fundació e presidente do Ateneu Barcelonés, além de ser um membro proeminente da 'Gauche Divine' de Barcelona nos anos 60.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.