Uruguai permitirá entrada no país com teste de antígeno negativo
O Uruguai passa a permitir a entrada no país de pessoas com um recente resultado negativo de teste de antígeno de covid-19, deixando para trás a exigência exclusiva de um teste de PCR, como funcionava até agora.
O anúncio foi feito pelo vice-ministro de Saúde Pública uruguaio, José Luis Satdjian, através de uma publicação no Twitter em que anexou a resolução sobre o assunto aprovada pelo chefe da pasta, Daniel Salinas.
Como aponta o documento, a decisão de autorizar a entrada no país com teste de antígeno deve-se ao fato de que "vários países da região adotaram o teste de antígeno como uma técnica de diagnóstico alternativa à técnica de biologia molecular PCR-RT".
Além da estipulação de que você pode entrar no Uruguai com um ou outro teste "indistintamente", a resolução destaca que o teste com resultado negativo para covid-19 deve ter sido realizado "no máximo 72 horas antes do início da viagem" em um laboratório licenciado "no país de origem ou em trânsito".
Esta última disposição é a que estava em vigor até agora, com a ressalva de que apenas o teste PCR era reconhecido como válido.
No dia 17 de dezembro do ano passado, o Uruguai eliminou a obrigatoriedade de se submeter a um teste de PCR para detectar o coronavírus, uma semana após a entrada no país, sob o argumento de que, com o certificado de vacinação para a doença e um primeiro PCR negativo, o segundo era "um pouco excessivo".
O país registrou ontem 5.527 novos casos de covid-19, em um dia em que 18 pessoas morreram em decorrência da doença e a barreira dos 800 mil diagnósticos positivos foi ultrapassada, segundo o último relatório diário do Sistema Nacional de Emergência (Sinae).
No total, são 43.088 pessoas estão infectadas com a doença no país, enquanto 153 delas estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.