Guerra na Ucrânia danificou pelo menos 53 locais culturais, diz Unesco
A guerra na Ucrânia até agora danificou pelo menos 53 locais culturais naquele país, incluindo 29 templos, 16 edifícios históricos, quatro museus e muitos outros monumentos, anunciou a Unesco nesta sexta-feira, especificando que o balanço não é conclusivo.
Um porta-voz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) disse que esta avaliação inicial se baseava em imagens de satélite, além de testemunhos recolhidos no terreno.
Entre os lugares afetados pela invasão russa iniciada em 24 de fevereiro está o Museu Ivankiv em Kiev, a Igreja Ortodoxa Kamaianka em Izium, ou a Igreja Saint Tikhon, em Zadonsky, na região de Zaporizhzhya.
A Unesco lançou um apelo para continuar a localizar possíveis danos em pontos culturais na Ucrânia.
A maior parte dos danos foi registrada na região de Kharkiv, onde 17 locais foram afetados, como a Catedral da Assunção, o Museu da Cidade e o edifício do antigo Palácio do Povo.
Também foram registrados danos nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste do país, onde com prejuízos na igreja de São Nicolau, em Myrlikiysky, na capela da mártir Tatiana e na igreja da Transfiguração.
Em Mariupol, cidade sitiada pelo Exército russo, foram relatados danos ao monumento Metropolita Inácio e à igreja do Arcanjo São Miguel.
Na região de Chernigov, no norte do país, candidata a Patrimônio Mundial da Unesco, cinco locais foram danificados.
O porta-voz indicou que os locais danificados foram denunciados pelas autoridades ucranianas e lembrou que a Rússia assinou em 1954 a convenção sobre a proteção dos bens culturais em caso de conflito armado.
A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, advertiu em e-mail enviado no dia 17 ao chanceler russo, Sergey Lavrov, que "qualquer violação" dessa convenção "implicará a responsabilidade internacional de seus autores".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.