Decoração exclusiva: cerâmica de Noni traz leveza em peças únicas
Quem vê as peças delicadas de Fernanda não imagina o suor e as lágrimas envolvidas no processo de transformar lama em ouro.
Quando ainda estava na faculdade começou a trabalhar em um ateliê, onde aprendeu técnicas de modelagem. Naquela época, também atuava com design gráfico em uma agência e abriu o site da Noni em paralelo. A dedicação total só aconteceu quando a empresa faliu em 2016, e todos os funcionários foram demitidos. Era a hora de fazer o projeto da cerâmica virar.
Nada de glamour - mas muito prazer
Dedicada a dar o acabamento perfeito às xícaras, copos e bowls produzidos em seu ateliê, ela garante que a vida de empresária e ceramista não é nada glamourosa. "A palavra que define a cerâmica é disciplina. Você não pode vacilar de jeito nenhum", diz. "Ela é feita a 1200 °C, mas o resultado é leve. É um paradoxo".
A ideia de Fernanda é integrar essa racionalidade à "poesia do artesanato". Segundo ela, a maioria dos ceramistas se deixa levar pelo material, ou seja, começa a modelar e vai se libertando antes de ter um conceito estruturado. Mas na Noni é diferente. "Eu tenho projeto, paleta de cores, uma linha, uma fórmula, uma linguagem. Às vezes sacrifico a função pela forma, a forma pela função. Vai do que eu gosto e da minha estética", explica.
Depois de desenhado o projeto, cada item passa por um processo de modelagem, acabamento e esmaltação, feitos à mão, um a um. O objetivo é garantir a singularidade de cada peça. Ainda assim, elas são feitas em coleções, conectadas pelo mesmo conceito. São complementares e dialogam entre si.
Ceramista x empresária
"Ter um negócio é muito difícil. Mas é igual ter um filho: dá o maior trabalho, mas se você tem, você gosta", acredita. Para Fernanda, o melhor momento é o de embalar o produto e mandar para o cliente: Ufa! A peça deu certo".
Minha arte combina com...
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.