Choripán é lanche churrasqueiro simples, mas tem seus truques. Experimente
Um passeio por Buenos Aires ou Montevidéu é o suficiente para se apaixonar pelo sanduíche favorito de argentinos e uruguaios, o famoso choripán - tradicionalmente, nada mais é que chouriço (linguiça de porco) no pão, com generosa cobertura do molho chimichurri.
Ainda que tenha uma receita simples e bem direta, Juan Pablo Ferrante, que comanda o Chimi Choripanes y Drinks (São Paulo) ao lado do sócio Brendon Peters, conta que variações são bem aceitas mesmo entre os "hermanos" e cada família acaba fazendo o choripán ao seu gosto.
Saiba o que não pode faltar na sua cozinha para reproduzir essa iguaria:
Linguiça
"Cada um vai usar a linguiça que mais gostar, mas é muito comum se utilizar uma linguiça mista, de carne suína e bovina. No Chimi Choripanes usamos três tipos de linguiça: 100% suína, 100% de cordeiro e uma opção vegana", conta Juan.
Pão
Via de regra, utiliza-se o pão comum, o equivalente ao nosso pão francês na Argentina. Em comparação, o brasileiro é bem diferente, muito mais leve e, normalmente, com menos casca que o mais utilizado pelos vizinhos.
Porém, mais uma vez, a receita vai ao gosto do freguês. No estabelecimento de Juan, por exemplo, o choripán é feito com uma baguete francesa com fermentação natural, com maior crocância e um miolo mais consistente (Sim, o "chori" pode ter toques bem gourmet);
Molho
O mais comum é o chimichurri (veja receita simples), mas a "salsa criolla" (vinagrete) também é muito utilizada. No entanto, é mais um item que permite moldar o lanche ao seu gosto: pimentão, maionese de páprica e até guacamole harmonizam com a brincadeira.
Vale também incrementar a receita com queijo muçarela ou provolone derretido.
Como fazer em casa
Segundo Juan, o segredo é brasear o pão na churrasqueira, logo antes de servi-lo.
Na brasa média, deixe as linguiças por 15 minutos, depois virá-las e deixar mais 15 minutos. Abri-las ao meio, no estilo "mariposa" e deixá-las por mais cinco minutos com a parte interna virada para a brasa. Brasear o pão na churrasqueira por um minuto de cada lado. Abrir o pão, colocar a linguiça aberta e adicionar uma quantidade generosa de chimichurri.
Argentina x Uruguai
Apesar de frequentemente associada aos argentinos, a "paternidade" da iguaria também é uma "pelea" entre os "hermanos".
"Os argentinos vão dizer que foram eles e os uruguaios obviamente vão dizer que foram eles. Mas, podemos dizer que o 'pai' do choripán é a Argentina e o Uruguai é a 'mãe', ou vice-versa. A grande verdade é que o choripán, assim como o chimichurri, vem dos Pampas", lembra Juan.
Como a região e engloba grande parte da Província de Buenos Aires, Uruguai e até mesmo uma parte do Rio Grande do Sul (Brasil), seria o lanche até meio brasileiro?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.