Coronavírus: o que você precisa saber antes de planejar uma viagem
Diante do numero crescente de casos do Covid-19, o coronavírus, algumas informações e medidas garantem maior tranquilidade aos brasileiros que estejam planejando viajar neste período em que a recomendação é o isolamento.
Além das medidas de higiene preventivas conhecidas, aeroportos, companhias aéreas e agências de viagem contam com orientações específicas. Confira:
ANTES DE PENSAR EM VIAJAR
Mantenha-se a par dos conselhos de viagem das agências reguladoras e entenda que esta é uma situação que muda rapidamente. Se apresentar febre e sintomas respiratórios, essa pessoa não deve voar, se possível, mas qualquer pessoa que tenha febre e sintomas respiratórios e voe de qualquer maneira deve usar uma máscara em um avião.
É possível acompanhar os dados da doença no Brasil e no mundo, por meio da plataforma integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) do Ministério da Saúde.
Se já tiver com tudo planejado, mas quer cancelar a viagem, saiba que o Governo Federal anunciou regras emergenciais para o setor aéreo brasileiro ligadas à alteração e reembolso das passagens aéreas.
AEROPORTOS
A vigilância sanitária é a primeira autoridade de saúde a ser informada sobre a existência de algum caso suspeito a bordo de aeronaves ou embarcações, sendo, portanto, responsável pelas primeiras medidas preventivas. As viagens sofrem com queda sensível de movimento.
Caso suspeito: o que acontece nos aviões e aeroportos?
A Anvisa tem várias orientações que devem ser seguidas por órgãos e trabalhadores que atuam em aeroportos e em aviões, no caso de detecção de algum caso suspeito do novo coronavírus. Uma delas é a de que o comandante da aeronave comunique à autoridade sanitária se houver suspeita da doença no voo. Também é responsabilidade do comandante a adoção de medidas para isolar a pessoa dos demais viajantes.
COMPANHIAS AÉREAS
A propagação do vírus e cancelamento de voos tem causado um efeito cascata sobre o transporte aéreo e órgãos competentes já se mobilizam para proteger não somente o setor, como os consumidores.
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que publique ato normativo que assegure aos consumidores a possibilidade de cancelar, sem ônus, passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pelo novo coronavírus.
No entendimento do MPF, a cobrança de taxas e multas em situações de emergência mundial em saúde é prática abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
A medida deve atender clientes de companhias aéreas que tenham adquirido passagens até 9 de março (data de assinatura da recomendação), tendo como origem os aeroportos do Brasil. Além disso, deve garantir também a possibilidade de remarcação de viagens para a utilização de passagens no prazo de até 12 meses.
O MPF quer ainda que as companhias aéreas devolvam valores eventualmente cobrados a título de multas ou taxas a todos os consumidores no Brasil que já solicitaram o cancelamento de passagens em função da epidemia.
LATAM
A LATAM anunciou em 12 de março de 2020 uma redução de aproximadamente 30% de seus voos internacionais devido à baixa demanda e restrições de viagens.
Há possibilidade de reprogramação e cancelamentos com reembolso em voos internacionais e nacionais. Para mais detalhes, acesse o site oficial da companhia.
GOL
Há possibilidade de cancelamento e crédito, remarcação e cancelamento e reembolso. Para mais detalhes, acesse o site oficial da companhia.
AZUL
Assim como a LATAM, também sofreu redução dos voos internacionais. Já divulgou a política de alterações da viagem e cancelamentos para voos dentro e fora do país.
Além disso, a cia suspenderá as operações em algumas de suas bases: (De 21 de março a 30 de junho) Bariloche e (De 23 de março a 30 de junho) Lages, Pato Branco, Toledo, Ponta Grossa, Guarapuava, Araxá, Valença, Feira de Santana, Paulo Afonso e Parnaíba.
Para mais informações, acesse o site oficial da companhia.
COMPANHIAS INTERNACIONAIS
Confira nos sites oficiais das companhias as políticas de remarcação e cancelamento:
AGÊNCIAS DE VIAGEM
Decolar
Se você viaja para China, países da Europa, Coreia do Sul, Japão, Irã, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Peru e Equador e precisa saber o que fazer, revise suas opções de alteração e cancelamento que já foram atualizadas em Minhas Viagens. Mais informações, no site.
CVC
Há política de alterações e cancelamentos. No entanto, se passar a ser desaconselhada a viagem ao país que você estiver visitando, a agência entrará em contato para informar suas opções, incluindo uma alteração, reembolso parcial ou total, de acordo com a política de nossos fornecedores. Dado que as recomendações estão em frequente alteração, verifique sempre as atualizações mais recentes no site oficial.
Airbnb
A empresa anunciou a ampliação, para o mundo todo, da Política de Causas de Força Maior para o coronavírus, permitindo que anfitriões e hóspedes cancelem reservas sem custos ou penalidades.
CRUZEIROS
Grupo Royal Caribbean
Como boa parte da indústria do turismo, o Grupo Royal Caribbean, responsável pelo Royal Caribbean International, Celebrity Cruises, Azamara e Silversea Cruises, anunciou nesta segunda (9) medidas para tranquilizar quem está em dúvida se mantém ou adia sua viagem por conta do coronavírus. Entre elas está a possibilidade de cancelamentos até 48 horas antes de viagem.
MSC
Devido à crise houve ajustes ou cancelamentos em alguns dos itinerários. Para conferir as mudanças, acesse o site oficial da empresa.
Costa Cruzeiros
A Costa Cruzeiros revisou os itinerários de seus navios que realizam escalas nos portos italianos até o próximo dia 3 de abril. A iniciativa vem após as medidas anunciadas ontem pelo governo de colocar a Itália em quarentena em um esforço para conter a emergência de saúde em território nacional.
Não tem como adiar? O que fazer para ajudar
Segundo a International Air Transport Association (IATA), o risco de contágio dentro de um avião é menor que em um shopping ou mesmo no trabalho. A recomendação não difere nas medidas de prevenção já mencionadas, como lavar as mãos, não tocar o rosto e usar a parte interna do cotovelo para proteger espirros e tosses.
Sobre o uso de máscaras, a instituição ressalta que o uso só é recomendado para quem venha a apresentar os sintomas da doença. Do contrário, não há necessidade.
Demais dúvidas podem ser sanadas no site oficial do órgão (em inglês) ou no site da Organização Mundial da Saúde (OMS), também em inglês.
Prepare-se para cidades desertas
Em todo o mundo, cidades realizam medidas de isolamento para a prevenção do contágio. Veja algumas das medidas:
Brasil
Brasil restringe voos da Europa e Ásia por coronavírus
Cariocas continuam indo à praia, mas vendedores apontam redução nas vendas
SP fecha museus, bibliotecas, teatros e centros de idosos a partir de terça
Brasil recua em recomendação de restringir cruzeiros e de isolamento voluntário de viajantes
Cristo Redentor e bondinho do Pão de Açúcar são fechados no Rio de Janeiro
Coronavírus derruba demanda por viagens de ônibus e entidade pede ajuda de governos
Cristo Redentor é iluminado com bandeiras de países enfrentando coronavírus
Aéreas poderão prorrogar reembolso de passagens
América do Norte
Canadá fecha fronteiras exceto para americanos
Cassinos de Las Vegas fecham por temor do coronavírus
Coronavírus atinge "coração e alma" dos EUA ao forçar fechamento de bares e teatros em NY e LA
Disneylândia na Califórnia fechará ao público por novo coronavírus
Europa
Espanha inicia controles nas fronteiras terrestres para conter coronavírus
Alemanha impõe controles nas fronteiras por coronavírus
Turistas americanos correm para aeroportos europeus para retornar ao país
Roma fecha aeroporto de Ciampino e reduz voos internacionais em Fiumicino
Itália bloqueia transporte de passageiros para Sicília
Vaticano celebrará Semana Santa sem fiéis
Holanda vai fechar escolas e restaurantes para combater coronavírus
Coronavírus: confinamento altera rotina de parisienses e muda paisagem da capital francesa
Conhecida como "Ibiza dos Alpes", estação de esqui na Áustria espalhou coronavírus na Europa
América Latina
Como cada país da América Latina está combatendo o coronavírus
Chile fecha fronteiras por forte aumento de casos de coronavírus
Argentina fecha todas as suas fronteiras a estrangeiros, inclusive aos brasileiros
Equador proíbe entrada de estrangeiros após segunda morte por coronavírus
Colômbia proíbe a entrada de estrangeiros por causa do novo coronavírus
Costa Rica fecha bares e boates por causa do coronavírus
Para conter pandemia, Paraguai restringe circulação de pessoas e veículos
Aeroporto fecha e dezenas de passageiros ficam retidos em Lima
Bolívia fecha fronteiras a não residentes e suspende voos internacionais
Ásia
Xangai, capital econômica de China, reabre parcialmente locais turísticos
Índia suspende vistos de turismo por causa de expansão do novo coronavírus
Macacos "lutam por comida" nas ruas da Tailândia após ausência de turistas
Oceania
Austrália confinará pessoas que chegam do exterior para conter coronavírus
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.