Next in Fashion: entrevistamos Minju Kim, vencedora do reality da Netflix
Feminilidade, estampas ousadas e volume: esses são alguns dos traços que fizeram com que Minju Kim se destacasse na primeira temporada do "Next in Fashion", reality show de moda da Netflix, apresentado por Alexa Chung e Tan France.
Na competição, a coreana venceu 17 designers de todo o mundo e levou o prêmio ao apresentar uma coleção inspirada em Frida Kahlo — com destaque para o vestido de noiva inspirado no autorretrato da pintora mexicana como Tehuana, traje usado por mulheres que habitam o Istmo de Tehuantepec.
"Quando criei o vestido de noiva, queria que ele pudesse ser extremamente bonito e libertador, simultaneamente. Acredito que as roupas confortáveis são as que fazem com que as mulheres mostrem sua beleza natural, inclusive o vestido de noiva - a peça mais romântica no guarda-roupa feminino. O equilíbrio entre o que é 'vestível' e a estética é o que eu procuro no meu trabalho", reflete Minju Kim em entrevista ao Nossa.
Eternizar-se a si na moda
Ideias como essa vêm naturalmente para Minju Kim. Do seu ponto de vista, a moda é um meio de eternizar sentimentos e, principalmente, despertá-los — tanto para quem a executa como para quem veste.
"Meu processo criativo acontece de forma natural. Eu sou inspirada no que me emociona. Quero sempre ser honesta sobre as coisas que eu amo e poder me apaixonar pelo o que crio. Isso me mantém focada na coleção até o fim da estação", pontua ela, que já vestiu artistas como os grupos de kpop BTS e Red Velvet.
Fronteiras
Esse mesmo discurso é costurado não só em suas roupas como também na composição de sua personalidade, como artista e mulher.
"A beleza na minha própria personalidade e a voz dentro do meu coração foram as maiores descobertas que a moda trouxe para a minha vida", opina. "A moda me representa de uma forma muito especial. Vestir minha própria coleção me traz fortes atitudes sobre o que eu amo e acredito".
A estética oriental me torna única e especial"
"Nós, mulheres, temos um sentido natural para a beleza e desejo por ela. Acredito que ser estilista e mulher me torna mais sensível sobre moda e design (...) Além disso, a estética oriental me torna única e especial. Nós temos nossa própria beleza, que nos diferencia dos ocidentais.".
"Eu não quero dizer sim facilmente para mim mesma"
Engana-se ainda quem confunde a fragilidade de Minju Kim, ao longo do reality, com insegurança. Pelo contrário, são as dúvidas que permeiam a cabeça da designer que fizeram com que ela ganhasse os US$ 250 mil e o lançamento da coleção na loja online Net-a-Porter, referência em alta costura.
"Eu sou uma pessoa muito confiante, realmente acredito em mim mesma. Quando crio e desenho alguma coisa, nunca me dou por satisfeita até o fim. É um processo importante, em que me questiono várias vezes: 'isso é o melhor ou não?', porque eu sei que sempre posso fazer melhor. Eu não quero dizer sim facilmente para mim mesma. Isso me faz crescer e romper com o que eu já tenho".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.