Quer mudar a decoração? Inspire-se nas dicas e apê minimalista da Ana Paula
Ana Paula de Sá, arquiteta e urbanista de Ubá, no interior de Minas Gerais, é completamente apaixonada por decoração. E essa paixão se tornou profissão.
"Quando noivei, tive a ideia de compartilhar a reforma da nossa casa com meus amigos no Instagram", conta. Foi assim que nasceu o perfil @casa_156, que acumula quase 20 mil seguidores fascinados pelo estilo minimalista do lar de Ana Paula.
A decoração de sua casa veio aos poucos. Ela já mudou muito seu estilo e até hoje está em processo de transformação: "Trabalhar com arquitetura é um caminho sem volta, as tendências estão sempre mudando e é difícil a gente se controlar", explica.
Alguns perrengues e dúvidas pelas quais passou, acabam se transformando em dicas para quem está pensando em reformar o apê ou a casa.
Vedação reforçada
No processo de construção na sonhada lavanderia, Ana Paula precisou chamar um pedreiro para colocar uma "viga u" no final da parte externa do teto do ambiente. O objetivo: fixar a estrutura e evitar que o gesso tivesse contato com a água. Porém, após uma chuva muito forte, viu seu armário inundado: "Me desesperei. Faziam apenas dois meses que tinha reformado tudo", conta.
A solução que encontrou foi vedar melhor os vidros com silicone. "Estamos firmes e fortes para os temporais que já tivemos por aqui em Ubá, e olha que não foram poucos", brinca.
Não basta ser bonito
Na hora de decorar, Ana Paula orienta que o importante é o bem-estar, pois, antes da beleza, a casa tem que ser um lar funcional, prático e aconchegante.
Ela indica que é preciso levar em conta nas escolhas para a décor a rotina diária: entender o que faz falta e o que é necessário no dia a dia. "Não adianta ter uma casa enorme com uma mesa gigante, três salas e apenas dois moradores. Não vai funcionar, não vai ser prático para limpeza e nem para quem vive ali", explica.
Aposte nas texturas
Para atingir o aconchego, a dica de Ana Paula é mergulhar em materiais, texturas e objetos: "Madeira para mim é um material que transmite muito conforto, se for escolhida no tom e desenho certo, vai dar um up total no ambiente".
Escolha seu estilo
Inspirada em perfis gringos no Instagram e no Pinterest, a arquiteta já mudou muito seu estilo de decorar. Atualmente, seu apartamento se encaixa em três vertentes que estão em alta: nórdico, minimalista e industrial.
"Hoje, com a minha casa toda em tons neutros, não sinto aquele incômodo que as cores me davam. Por isso, não me vejo mudando o estilo tão cedo, acho que me encontrei", revela.
Pode-se dizer que a minha decoração é aquela 'decoração do momento', mas, acima de tudo, é a decoração que me faz sentir bem, em casa".
Invista em espaços que te fazem bem
Os cantinhos favoritos de Ana Paula são a sala, o espaço do café e a lavanderia, uma de suas maiores realizações pessoais: "Passávamos muitos perrengues com a nossa lavanderia semi descoberta, era um caos e sujava horrores. Reformamos há pouco tempo e ela é, sem dúvida, um ambiente diferente", conta Ana Paula.
Aposte em soluções criativas
A sala do casal, particularmente, passou por processos complicados. "A ideia inicial era fazer uma parede de tijolinho branco, mas, para economizar, optamos pelo porcelanato imitando madeira", conta.
Porém, Ana Paula continuou incomodada com o resultado: "Decidi, então, criar uma parede com boiseries aliada a alguns objetos de decoração, e foi aí que eu comecei a amar de verdade o ambiente", completa.
Nossa sala não é grande, não é de novela, mas tem aconchego, história, mão na massa e muito amor!"
As @ que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.