Vida nova ao jeans: veja como customizar em casa as peças antigas
Jeans é um dos principais materiais nas roupas dos nossos guarda-roupas. E as peças mais velhas, que talvez não traduzam mais o seu estilo, ficam no fundo do guarda-roupa, esperando por um resgate que talvez nunca aconteça. Por que não reaproveitar essas peças em meio a quarentena, em consequência do coronavírus, para dar um toque pessoal?
Para essa missão, convocamos Giovanna Nader, apresentadora do programa Se Essa Roupa Fosse Minha, do canal GNT, para mostrar quais são os possíveis caminhos para montar uma oficina de moda dentro da própria casa.
"O jeans é um material resistente e todo mundo tem no armário, além de durar por muitos anos. É muito difícil o pano ficar velho e mesmo se rasgar, tem moda para o jeans rasgado, não deixa de ser um estilo", opina a consultora de moda sustentável ao Nossa, que cita a Mig Jeans como mentora para as transformações.
Separar as peças
Faça o processo de investigação dentro do guarda-roupa e veja quais peças você não usa mais. Aqui, vale reforçar que todas as roupas são possíveis de fazer uma customização: camisas, calças, jaquetas, short, saias, entre outras.
"Na hora de garimpar dentro do próprio armário, é importante ficar de olho nas peças que você acredita ter potencial para a customização", conta Giovanna.
Transformar as roupas pela costura
O poder da união entre uma tesoura e a linha de costura é maior do que se imagina, como conta a consultora de moda.
"Se for uma calça, você pode cortar as pernas e transformar em um short", aconselha ela ao procedimento, que pode ser finalizado com a costura da barra ou desfiá-la com a ponta das tesouras para efeito mais underground.
"Além disso, se você tirar a costura de uma calça ou short e costurar uma perna na outra, a peca vira uma saia, longa ou curta. Nessa mesma linha, jaquetas viram coletes e camisas com mangas podem ser adaptadas para o tamanho desejado".
Usar utensílios alternativos
Objetos usados para preparar receitas fáceis de se fazer em casa também integram (surpreendentemente) as ferramentas para sua oficina de moda caseira.
"Use a criatividade com materiais para customização, os quais quase todo mundo tem em casa", diz Giovanna. "Use lixa de pé, ralador de queijo e até um escovão de lavar roupa. A partir deles, é possível usar a tesoura para fazer pequenos furos na peça, rasgando free style, e depois desfiar com a ajuda de um desses elementos e o efeito que preferir".
Desenhos e colagens
Separe canetas coloridas e tintas especiais para tecido para fazer desenhos ou escrever, de acordo com a sua criatividade, e crie estampas originais. Com acessórios alternativos dá para criar também colagens, com o auxílio da linha de costura ou cola específica para tecidos — a fim de garantir a fixação.
"Você pode colar objetos nas roupas, como tampinhas de garrafa, para colocar na jaqueta jeans como se fossem bottoms, por exemplo", aconselha. "Use também sobreposição de tecidos, tampinhas de lata, na cor natural ou pintadas, patchs, bijuterias que você não usa mais e, assim como as roupas, estão guardadas no porta-joias".
Bordado
Para quem já tem um conhecimento maior sobre técnicas de costura, ou está disposto a aprender, os bordados com diferentes tipos de cores e técnicas de desenho também valem, até para brincar com formas abstratas.
"Uma técnica que pode ser até terapêutica é bordar", aponta Giovanna. "Dependendo, é claro, de suas habilidades manuais para executá-la".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.