Coronavírus: Micaela Góes dá 10 dicas para organizar a casa e a rotina
Organizar a casa é um hábito. Agora, enquanto enfrentamos a pandemia do coronavírus, é necessário aprendermos a criar novas formas para arrumar nossos espaços, principalmente por vivermos em um país em que as pessoas estão acostumadas com a terceirização desse serviço.
Esses são os conselhos da apresentadora do programa "Santa Ajuda" (GNT) Micaela Góes, Ivana Portella e Stella Rangel, que iniciaram o curso online "Organização Residencial" pela Curseria.
As três conversaram com o Nossa sobre dicas fáceis e práticas de aplicar para o cotidiano para deixar a casa mais organizada e, principalmente, higienizada para evitar o contágio do covid-19.
1. Crie uma rotina
Logo na manhã, é possível estabelecer todas as metas para o resto do dia, evitando que se transforme em um "peso". No entanto, antes de qualquer coisa, descarte ou guarde tudo aquilo que não for útil para o cotidiano e só ocupa espaço, atrapalhando o aconchego e a limpeza da residência.
"Organização parte de um princípio sobre ter o controle de tudo o que você tem em casa. Agora, é um excelente momento para essa avaliação. Uma vez que a gente faça isso é mais fácil manter organizado", aconselha Micaela.
2. Anote e divida tarefas
Faça listas do que você precisa cumprir na sua casa a partir dessa rotina, dividindo-a entre tarefas domésticas e também profissionais, já que muitos estão adeptos ao home office. É importante que esses tópicos não se restrinjam a grandes feitos, enumere também afazeres simples, como varrer o chão, lavar a louça, limpar o espelho, entre outros.
"Distribua essas metas com a família, de acordo com o que cada um é capaz de fazer", acrescenta Micaela. "Eduque seus filhos, mesmo que crianças, dessa forma na hora de ajudar a esticar a mesa da cozinha, arrumar sua própria cama, guardar os brinquedos".
Para Ivana e Stella, essa distribuição é importante também para a saúde mental da família: "Uma coisa que se tem falado muito é que as pessoas estão desenvolvendo uma ansiedade coletiva. Um dos tratamentos é uma organização delimitada".
3. Quarto: acordou, organizou
Por ser o primeiro cômodo da casa em que acordamos, é importante que o quarto esteja um ambiente limpo e organizado logo após levantar da cama.
"A dica é acordar e já arrumar a cama. Depois disso, abra a janela para arejar o ambiente e deixar a luz do dia entrar", aconselham. "Feito isso, guarde as roupas que ficaram fora do lugar, dobrando-as ou encaminhando-as para a lavanderia. Dessa forma, você já organizou seu quarto antes mesmo de chegar no banheiro".
4. Banheiro: higienização completa
A vantagem em organizar o banheiro é que você pode higienizar a si mesmo e o ambiente de uma vez só após medidas mais práticas, como recolher o lixo, por exemplo.
"Logo depois de escovar os dentes, use uma buchinha para limpar a pia. Na hora do banho, aproveite para tirar as sujeiras do box", aconselham.
5. Cozinha: café da manhã e refeições para todo o resto do dia
Quase todo mundo tem o hábito de tomar aquele café para despertar. Aproveite o tempo em que a água está fervendo ou a cafeteira está trabalhando para se organizar para as principais refeições posteriores.
"Enquanto espera, já determine o que vai almoçar e jantar. Prepare tudo de uma vez só para várias refeições, em suas devidas quantidades. Se for fazer um frango, divida em porções, feijão, faça o bastante para as duas refeições", orientam. "O período da manhã é perfeito planejar e preparar pratos para o resto do dia".
6. Home office: pijama não é roupa de trabalho
Nosso pijama pode ser o mais confortável do mundo, mas mesmo assim é o que usamos na hora de descansar e curtir o tempo livre em casa. Por isso, deixe ele de lado na hora de trabalhar e opte por uma roupa "de ficar em casa".
"É importante saber separar não só as roupas, que impactam no nosso estado de espírito, como também delimitar corretamente o ambiente em que você vai fazer o seu serviço", apontam. "Evite ficar com o notebook na cama, use uma mesa em que você pode organizar os objetos que você precisa para trabalhar. É preciso delimitar".
7. Limpeza: álcool, detergente: borrifar!
As consultoras indicam uma solução prática e eficiente para o dia a dia: um recipiente com borrifador, álcool 70% e sabão.
"Essa mistura pode ser usada em vários lugares na casa. Sempre bom ter, ao lado dele, um papel toalha que possa ser descartado após o uso", indicam. "Nas torneiras, por exemplo, borrifa e depois abre a torneira. Na maçaneta, por entrarmos e sairmos de casa algumas vezes, é legal fazer o mesmo. Só na madeira, por exemplo, é preciso ficar atento e usar um pano úmido para não manchar".
8. Animais de estimação: disciplina no passeio
Muitos cachorros estão acostumados, ou até mesmo adestrados, a fazerem xixi e cocô apenas fora de casa. Foi levar ele para passear, dentro no condomínio ou em uma praça próxima? Crie um ambiente em frente à porta de casa, para ocasiões como essa.
"Deixe um sapato específico na porta da casa e use-o sempre que for passear com o animal. É legal também deixar um balde com água e sabão, para limpar tanto o calçado, quando chegar, como as patinhas dele", dizem. "Esse ambiente criado, para essa situação, é importante também para quem precisa sair de casa com frequência. Use uma superfície com recipientes, para deixar carteira, chave, entre outros objetos, que possam ser facilmente higienizados".
9. Compras: higienize na pia da cozinha
É sempre bom lembrar: estocar comida não é uma necessidade. Então, quando precisar ir ao supermercado e voltar com as sacolas de compra, use o mármore da cozinha ou a pia para deixar os objetos e higienizá-los, pois é uma superfície que pode ser facilmente higienizada após a organização desses no armário e geladeira.
"O correto é passar um pano descartável com álcool em todas as embalagens", orientam. "Feito isso, passe um pano com a mistura desejada onde você as deixou quando chegou em casa, assim evita-se o contágio do coronavírus".
10. Organização express
Antes de dormir, circule pela casa e recolha todos os objetos que estão no ambiente a que não pertencem, devolvendo-os para onde eles devem ficar. No caso das famílias, é possível fazer um revezamento para essa organização.
"É uma boa ação para manter a casa organizada, sem ter grandes esforços".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.