6 truques para deixar sua kitnet maior e mais aconchegante
A kitnet pode ser uma das opções mais econômicas para quem mora nos grandes centros urbanos. Esses apartamentos são, em sua maioria, formados por apenas três cômodos: sala-quarto, cozinha e banheiro.
Com metragens entre 20 e 40 metros quadrados, esses espaços podem ser otimizados com alguns truques na hora da decoração.
O designer Paulo Biacchi, que usa seu Instagram como plataforma para inspirar cerca de 140 mil seguidores com a repaginada de cômodos na casa, compartilhou com Nossa suas dicas para fazer a "kit" bem maior.
Cor da parede é determinante
O designer aconselhou evitar cores escuras para esse tipo de moradia, pois estas podem dar um ar de "sufocamento".
"O ideal é sempre pintar com cores claras, pois elas ampliam o espaço. Uma kitnet toda branca vai ter amplitude maior do que ela toda preta, por exemplo", aponta.
Sobre colorir apenas o teto, uma tendência que tem aparecido nas redes sociais, Paulo afirma que não é o ideal para espaços pequenos. "Pintar o teto é preferível quando se tem o pé direito alto, com pelo menos três metros", diz. "Essa pintura tende a rebaixar o local, ainda mais se for uma cor contrastante".
Espelhos "ampliam"
Criar efeito de duplicação a partir de espelhos é uma das melhores escolhas, segundo Paulo.
"Uma ideia boa é criar uma parede toda de espelho, porque acaba replicando todo o ambiente e dá a ilusão de que ele seja maior, enganando os olhos com a percepção de um espaço duplicado" diz. "Caso opte for espelhos soltos, dê preferencia para os modelos verticais e mais compridos".
Objetos de decoração verticais
O formato vertical também funciona para demais objetos, além dos espelhos, e garante efeito de alongamento do espaço.
"O ideal é escolher estantes, plantas compridas que vão até o teto, entre outros. Ao escolher objetos baixos, como puffs, plantas e hacks baixos, plantas baixas, deixa-se um espaço aéreo muito vazio", aponta ele.
Invista no minimalismo
Assim como as paredes pintadas com cores escuras, a superlotação de objetos na kitnet podem deixar o ambiente sufocado. Aposte em detalhes que fazem a diferença e contemplam seu estilo na hora de decorar.
"É importante não sufocar espaços pequenos, colocando muita coisa. O minimalismo é mais interessante que o maximalismo, nesses casos", sugere. "Pensar bem nos elementos que quer inserir parede, em vez de sufocar com um monte de quadrinhos".
Paulo aconselha ainda o uso de prateleiras no topo das paredes. "Você otimizar o espaço do chão, reaproveita a parede a ainda pode decorá-la. Uma opção é fazer uma fileira de prateleiras na parede toda, com plantas, livros, entre outros. É um ambiente que pouca gente usa".
Iluminação influencia
O designer garante: a iluminação é tudo em um ambiente. Deixe a luz fria para ambientes como a cozinha e o banheiro e opte pela amarela, não só pela otimização do espaço, como também para deixá-lo mais aconchegante.
"A luz amarela ajuda a aquecer, deixa o ambiente mais confortável e é ideal para o espaço pequeno pelo aconchego que traz", opina. "O legal é não estourar a luz no teto, distribuindo-a pela casa, por menor que seja, para deixá-la agir de forma indireta. Coloque luminárias nos cantos do cômodo e na parte debaixo de uma estante".
Móveis multifuncionais
"O legal é pensar em móveis multifuncionais, como uma peça coringa. A dica é pensar nesses produtos que tenham uma função a mais, além daquela que ele é inerente", indica Paulo.
"Compre cadeiras dobráveis, que podem ficar encostadas na parede no maior tempo do dia e ainda podem servir como decoração se pintadas. Invista também em banquetas e banquinhos que se transformar em criado mudo", recomenda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.