Topo

Campanha arrecada doações para bares e restaurantes na crise do coronavírus

Iniciativa tem como intuito ajudar profissionais, como bartenders, garçons, entre outros, com a queda do serviço - Getty Images/iStockphotos
Iniciativa tem como intuito ajudar profissionais, como bartenders, garçons, entre outros, com a queda do serviço Imagem: Getty Images/iStockphotos

De Nossa

02/04/2020 09h50

Em meio a pandemia do coronavírus, que tem feito com que muitos bares e restaurantes — e consequentemente seus profissionais, como bartenders, garçons, entre outros — estejam enfrentando uma crise financeira no mercado, foi lançada uma campanha para arrecadar doações com o intuito de ampará-los com a redução de seus recursos.

A partir dela, a cada salário mínimo arrecadado, será doado o mesmo valor convertido em cestas básicas, produtos de higiene e medicamentos aos beneficiários inscritos na ação, que serão selecionados com base nos dados de um formulário criado para identificar os trabalhadores que se encontram em uma situação mais vulnerável e mais precisam da ajuda.

Toda a arrecadação será basicamente através de crowdfounding e doações diretas.

O fundo conta com o apoio de profissionais renomados como: Danielle Dahoui - Bistrot Ruella (SP), Janaina Rueda - Bar da Dona Onça (SP), André Bueno, da Barones Bartenders (SP), João Queiroz (SP), Wakana Morishita (SC), Liana Rangel - @aguanofeijao (SP), Dudu Quintella (SP), Filipe Brasil (MG), Thiago Chiericatti - Baltazar (ES), Madu Melo - Mandioca Cozinha (SP), Fred Cafarena e Talita Silveira - Firin Salonu (SP), Patrick Assumpção e Keila Malvezzi - Instituto Coruputuba (SP), Catha Castro (SP), Diogo Sevilio - Cozinha 212 (SP) - dentre outros profissionais e empresas do setor.

"Vivemos uma situação inédita que de alguma forma reacendeu a chama da solidariedade, estamos acompanhando diversas correntes do bem para ajudarmos uns aos outros a superar as dificuldades e para que todos voltem com tudo após o final desta pandemia. E essa ação busca exatamente isso, dar condições para quem já está fortemente afetada", afirma sommelière e consultora Isadora Bello Fornari.

Distância Próxima

Na primeira ação de arrecadação, durante o mês de abril, a Cachaça Arbórea em conjunto com a Ethylica, promove a primeira ação de captação de recursos: a cada kit de cachaças Arbórea adquirido através do site da distribuidora, a destilaria fará a doação de R$ 10 para o fundo.

E para engajar as pessoas a participarem do movimento, a Arbórea Cachaça traz um manifesto da #DistanciaAproxima contando com a ajuda de amigos para compartilharem drinks que podem ser feitos em casa, com cachaça, e pedindo para que divulguem a campanha de arrecadação. A cada 10 novos seguidores do perfil da cachaça no Instagram, mais R$ 1 será doado para o fundo.

"Essa é uma ação do mercado para o mercado, para ajudar pessoas, e quanto mais marcas participando, melhor. Afinal, ninguém brinda sozinho", diz Augusto Lima, sócio-diretor da Arbórea Cachaça.