Bolo vulcão: aprenda os segredos para fazer a sobremesa-desejo em casa
É praticamente impossível não salivar diante de um bolo vulcão sendo cortado. E fazer essa delícia em casa é menos complicado do que parece.
A principal recomendação é que bolo deve ter uma massa mais firme para sustentar a cobertura e ele, literalmente, não se partir.
"O recomendado é trabalhar com uma massa amanteigada, que é mais estruturada e, também, úmida. Costumo adicionar um pouco de óleo na preparação para potencializar essa umidade", ensina a confeiteira artesanal Fabiana Santos, proprietária da Sonhos de Açúcar.
Como chegar no bolo ideal
Além disso, segundo Fabiana, alguns cuidados extras no preparo vão refletir na garfada final. É importante que ingredientes como manteiga, ovos e leite estejam em temperatura ambiente para uma massa mais perfeita.
"Nada de utilizar os ingredientes gelados. A manteiga, por exemplo, precisa estar em ponto de pomada", aponta.
Ao adicionar a farinha de trigo à massa, a recomendação é misturar o ingrediente seco cuidadosamente. Movimentos bruscos podem desestruturar o glúten e o bolo ficar massudo.
"Outra dica é a adição de um pouquinho de sal, pois é realça o sabor nas preparações doces", afirma a confeiteira.
Atenção na cobertura
Dica de ouro: o bolo precisa estar completamente frio para receber a cobertura. "Isso também evita que ele rache, já que a massa fria fica mais firme", justifica Fabiana.
É interessante ainda, após o tempo de forno, esperar cerca de cinco minutos antes de tentar desenformar. Depois desse tempo, passe uma faca entre o bolo e a lateral da forma e no entorno do furo. "Vai ajudar a desenformar perfeitamente", garante.
Como a maioria das coberturas leva leite condensado, a confeiteira sugere substituir parte do ingrediente por creme de leite, que é mais barato. Além do mais, minimiza a doçura da sobremesa, deixando-a ainda mais gostosa.
A seguir, apresentamos seis tentadoras receitas de bolo vulcão. Experimente:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.