Deixe o sol entrar na sua casa: 6 dicas para aproveitar a luz natural
Em tempos de isolamento social por conta do coronavírus, o que todo mundo mais quer é ir para a rua e reforçar a dose de vitamina D. Mas enquanto o #fiqueemcasa segue necessário, é importante trazer o sol para dentro do imóvel.
Com ajuda dos arquitetos Gabriel Magalhães; Danielle Dantas e Paula Passos, da Dantas & Passos Arquitetura; e Lulu Andrade, da Adoro Arquitetura, listamos as maneiras mais eficientes de fazer a luz natural invadir seu "lar, doce lar".
Casa aberta
Quanto maior for a integração entre os ambientes e quanto menos paredes existirem, melhor será a penetração da luz natural por todos os cantos.
Abrir espaços é uma das maneiras mais eficientes de ter o sol dentro de casa, além de aumentar a sensação de amplitude - e isso vale para imóveis de qualquer tamanho.
Cores claras
Outro ponto importante: as cores usadas nos ambientes influenciam diretamente na iluminação natural, funcionando como rebatedores de luz. Por isso, piso, paredes e até móveis, preferencialmente, devem ter tonalidades claras.
Na contramão, cores fortes e fechadas tendem a propagar menos luz solar e concentrar calor.
Vidro bem-vindo
Que adotar vidro é uma das melhores maneiras de garantir iluminação natural dentro de casa, isso nem se questiona. O material deve ser priorizado tanto quanto possível, em portas, janelas e mesmo no fechamento de sacadas.
Optar por esquadrias com vidro é boa alternativa já que, mesmo fechadas, permitem a entrada de luz natural.
Espaço liberado
Grandes vãos de janelas e portas são as melhores maneiras de permitir a luz natural dentro de casa. O recurso ainda melhora a ventilação e, de quebra, impacta no orçamento familiar, pois resulta numa conta de luz mais baixa.
Porém, é preciso ficar atento para que tais espaços não sejam bloqueados por móveis ou itens de decoração. A passagem da luz deve ser livre.
Cortinas leves
Ao escolher cortinas e persianas, dê preferência às de tecidos leves, com translucidez e a menor opacidade possível. As telas solares são ótimas, pois permitem a entrada de luz, ao mesmo tempo que bloqueiam raios UV - protegendo não só os moradores, mas também a estrutura da casa de eventuais danos, como desbotamento.
Outro detalhe: melhor não abrir mão desse recurso: se não controlado adequadamente, o excesso de iluminação natural pode aquecer demais um espaço, assim como criar pontos de ofuscamento da visão.
Espelhos pela casa
Em imóveis que exigem grandes (e inviáveis) reformas para ampliar vãos ou substituir portas e janelas, um recurso eficiente é apelar para espelhos. Quando posicionados corretamente, impactam na iluminação natural pelos cômodos.
Fixos, revestindo paredes inteiras, ou soltos, quando posicionados perto de janelas, ajudam a espalhar a luz solar pelo interior da casa. Entretanto, é preciso atenção: podem expor a privacidade dos moradores bem como gerar sombras e propagações indesejadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.