Programas de milhagem: como usar os pontos agora, mesmo sem viajar
Você sabia que ainda dá para tirar proveito dos programas de vantagens das companhias aéreas, mesmo com o mundo do turismo praticamente parado por causa da pandemia de coronavírus?
Apesar da drástica redução de voos, empresas aéreas mantêm seus programas de fidelidade ativos. Neles, é possível continuar acumulando pontos para trocá-los por passagens depois que a pandemia passar ou adquirir produtos e serviços que nada têm a ver com viagens, mas que podem ser bem úteis nesta época de quarentena.
Pontos adquirem mais do que viagens
Não são apenas passagens aéreas que podem ser adquiridas com pontos dos programas de fidelidade.
De acordo com Daniel Bicudo, diretor do programa de fidelidade TudoAzul (da companhia aérea Azul), seus clientes conseguem usar pontos acumulados para trocar por produtos eletrônicos, cosméticos e até álcool em gel.
Estas aquisições podem ser feitas no shopping online TudoAzul, onde há oferta, por exemplo, de smartphones, videogames, bicicletas ergométricas e esteiras de corrida.
São produtos que podem ser muito úteis na rotina das pessoas que estão em quarentena"
Daniel Bicudo
Ele conta ainda que, entre os últimos meses de fevereiro e março, quando o mundo do turismo praticamente parou, o fluxo de internautas no shopping do TudoAzul aumentou 40%, em uma indicação de que as pessoas estão interessadas em trocar seus pontos por produtos úteis para seu dia a dia.
Já a Latam informa que, através do site do seu programa de fidelidade (o Latam Pass), os clientes têm a chance de "utilizar seus pontos para adquirir produtos com empresas como Netshoes, Magazine Luiza e Amazon".
Programa de fidelidade da Gol, a Smiles comunica que, através da página Shopping Smiles, "é possível usar milhas para adquirir produtos como aparelhos e roupas de ginástica, livros e itens de higiene pessoal nas maiores redes de varejo do Brasil, como Fast Shop, Magazine Luiza, Ponto Frio e Casas Bahia. E o cliente também consegue utilizar suas milhas para comprar crédito do Uber e fazer pedidos do Uber Eats".
Pontos continuam adquirindo passagens aéreas
Mesmo com a redução dos voos por causa da pandemia, passagens aéreas ainda podem ser adquiridas com pontos acumulados.
Nos programas de fidelidade da Latam (Latam Pass), Gol (Smiles) e Azul (TudoAzul), há bilhetes aéreos disponíveis e que podem ser obtidos com pontos.
Mas é preciso estar atento a uma questão importante: ainda não se sabe exatamente quando o mundo do turismo voltará a uma certa normalidade. Caso se estenda pelos próximos meses, a crise provocada pelo coronavírus possivelmente continuará afetando a operação de voos, o funcionamento de hotéis e a abertura de lugares turísticos, como museus e parques de diversão.
Há o risco de que sua viagem seja frustrada caso você se programe para voar em breve.
Mas há opções de planejar viagens para o longo prazo. A Smiles, por exemplo, possui um serviço chamado Viaje Fácil, que permite ao cliente emitir passagens com até 330 dias de antecedência, mesmo não tendo todas as milhas suficientes para o destino escolhido.
Nessa modalidade, o pagamento é feito somente 60 dias antes do embarque. Dessa forma, o viajante consegue se programar com antecedência e acumular as milhas necessárias com mais conforto, tendo seu bilhete garantido.
E como acumular pontos?
Uma das maneiras mais tradicionais para isso é ter um cartão de crédito habilitado para, a cada compra realizada no dia a dia, gerar pontos que possam ser trocados pelos produtos e serviços oferecidos pelos programas de fidelidade (consulte o emissor do seu cartão de crédito para saber como isso pode ser feito).
E há meios para conseguir mais rapidamente os pontos necessários para a aquisição de determinado item.
Muitos clientes, por exemplo, pagam uma mensalidade para o programa TudoAzul. Com isso, os pontos vindos de seus cartões de crédito podem ser multiplicados, o que faz com que aquele fogão, bicicleta ergométrica ou passagem aérea sejam adquiridos mais rapidamente.
A Smiles oferece algo parecido. Os clientes podem acumular milhas nas compras do dia a dia, ao utilizar cartões de crédito que acumulam pontos, e também comprando produtos no Shopping Smiles ou abastecendo nos postos de combustível Shell usando o aplicativo Shell Box. Além disso, o cliente pode ter pontuação ainda maior caso seja assinante do Clube Smiles e/ou tenha o cartão de crédito Smiles.
Para comprar produtos disponíveis nos programas de fidelidade, é também possível complementar os pontos com dinheiro.
Outra maneira de acumular pontos é fazendo compras em empresas que são parceiras de programas de fidelidade. No TudoAzul, por exemplo, o cliente ganha pontos ao adquirir produtos de locais como os hotsites do Ponto Frio, Centauro e Casas Bahia.
Na Latam, por sua vez, os clientes acumulam pontos por meio dos mais de 100 parceiros de e-commerce do Latam Pass, adquirindo produtos que convertem o valor gasto em pontos. E ainda existe a possibilidade de juntar pontos com a utilização do cartão de crédito Latam Pass Itaucard, que é comercializado pelo Itaú e pelo Latam Pass.
Flexibilizações por conta do coronavírus
Via de regra, os clientes têm um prazo para utilizar os pontos acumulados nos programas de fidelidade antes que eles expirem. Isso pode variar de programa para programa. Portanto, verifique com a empresa de sua escolha quando ocorre o vencimento dos pontos.
Porém, por conta da paralisação de viagens aéreas gerada pelo coronavírus, as empresas estão prorrogando prazos de validade.
"No TudoAzul, por exemplo, não haverá vencimento de pontos em abril, maio e junho deste ano"
Daniel Bicudo.
Já a Latam informa que o Latam Pass "está oferecendo flexibilidade para alterações de passagens aéreas emitidas com pontos, tanto para voos que foram cancelados quanto para voos que serão realizados pela companhia". De acordo com a companhia, "essas regras visam auxiliar os passageiros impactados por esta crise sem precedentes. Há mais informações sobre este assunto no site www.latam.com/pt_br/experiencia/coronavirus/".
E passagens de voos operados pela Gol que foram emitidas pela Smiles, com embarque até 30 de setembro de 2020, podem ser canceladas sem custo pelo cliente através do site, aplicativo ou da central de atendimento da empresa. "O reembolso das milhas utilizadas é feito na hora", afirma a companhia.
Aproveitando promoções
Os programas de fidelidade realizam muitas promoções com duração limitada.
Vale a pena se dispor a receber informes através de aplicativos, e-mails e outros tipos de mensagem direta do seu programa de fidelidade.
São canais de comunicação que avisam ao cliente sobre promoções de bilhetes aéreos, maneiras para ganhar mais pontos com compras, prazos de expiração de pontos e oportunidades atraentes para trocar pontos por diversos produtos e serviços.
Onde eu me cadastro?
Para se cadastrar nos programas de fidelidade das três principais companhias aéreas do Brasil, acesse:
Latam Pass: www.pontosmultiplus.com.br/home
Smiles: https://www.smiles.com.br/home
TudoAzul: https://tudoazul.voeazul.com.br/
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.