Camisas "à la Agostinho Carrara" viram uniforme na moda masculina
Não é de hoje que as camisas estampadas estão nas nossas vidas, porém, agora elas são reconhecidas como um ícone de personalidade no guarda-roupa masculino.
Parte da história desta peça começou nos anos 70, com referências hippie, glam rock e disco e símbolos fashion David Bowie e Elton John, que ditaram a moda e o gosto do público masculino.
Já no Brasil, há quem diga que um dos principais nomes a trazer essa tendência tenha sido Agostinho Carrara, personagem de Pedro Cardoso na série global "A Grande Família", famoso por suas camisas kitsch. Injustiçado, controverso ou ícone de moda?
Hit entre famosos, lojas e redes
Hoje, enquanto o conceito de brega na moda é questionável e o gosto é, sobretudo, pessoal, as camisas com cores e estampas diversificadas se consagraram como um uniforme no guarda-roupa masculino.
Facilmente encontradas em lojas fast-fashion e em brechós, inclusive os onlines, não há restrição na hora de usar: manga longa, manga curta, com uma camiseta lisa por baixo.
Para o influenciador digital Fábio Carvalho, a proposta da tendência é experimentar o "over em vez do minimalismo".
"Acho que as camisas estampadas acabaram sendo uma consequência deste meu gosto", diz. "Sempre quis fugir do lugar comum, e para isto comecei a buscar inspiração e referências nas pessoas, mais que em marcas. Gosto de sair na rua e observar a forma como a galera mistura e combina elementos, marcas e propostas para trazer uma personalidade única".
Como inserir no seu guarda-roupa?
Os desenhos em grande escala, desde os florais até os geométricos, estão entre as preferências de Fábio. Para ele, quem ainda não está acostumado deve buscar inicialmente a história que a peça conta e "segurar o hype".
"Roupas estampadas, principalmente as que levam desenhos em formas maximizadas, são muito marcantes", opina. "Se você quer transmitir alguma mensagem e causar impacto, pode contar com uma roupa estampada para isto".
"Pensando nisto, quando for escolher seu look estampado, imagine na história que ela vai te ajudar a contar, na sensação que você vai passar".
Nossa inspiração
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.