Chef Fogaça fala sobre a rotina no isolamento e ensina receita de costela
O que você tem feito no período de isolamento social? Algumas pessoas estão trabalhando, outras tentando ocupar a mente com exercícios físicos, lendo um bom livro ou até se aventurando na cozinha. O chef Henrique Fogaça, por exemplo, está fazendo um pouco de tudo isso.
O jurado do Masterchef bateu um papo com Nossa sobre sua rotina na quarentena, o que está cozinhando e dicas do que fazer. E ainda compartilha uma sugestão de receita para você experimentar em casa.
O que você tem feito nesse período?
Como todos, estou tentando me adaptar à nova realidade: Tenho lido bastante, cozinhado e tentado resolver a parte administrativa dos restaurantes. Estamos fechados, mas tem muita coisa que acontece por trás do Cão Véio, da minha banda Oitão e de uma marca de roupas que vou lançar em breve.
Como lida com o isolamento social?
Olha, essa rotina full time dentro de casa não é nada meu perfil. Mas prefiro enxergar como um momento precioso para fazer as coisas com calma e contemplar os momentos simples.
Está aproveitando para criar novos pratos para os restaurantes?
Pelo contrário, estou focando no simples, na comida do dia a dia: gosto de fazer uma massa, arroz, feijão, salada e uma boa farofa.
Que dica você dá para quem está se aventurando na cozinha nestes dias?
O importante é observar todo o potencial do que você tem na geladeira, principalmente com essa dificuldade de ir ao mercado. Na situação atual, o mais legal é tentar criar novos pratos em cima do que sobrou da última refeição. Além de exercitar a criatividade, você aproveita toda a comida.
Recomenda alguma série de culinária?
Minha indicação é assistir a "Chefs Table", no Netflix, onde vários cozinheiros do mundo contam suas histórias. É muito interessante e me inspira nesse período.
E qual receita indica para variar o cardápio na quarentena?
Coincidentemente, estou com a mão na massa agora, assando uma costela de porco. Depois, vou cortar e cozinhar um pouco no molho de tomate e comer com uma massa.
Como fazer essa receita?
Você pega uma costela suína, assa ela por mais ou menos uma hora e meia junto com tomate, cebola e azeite na assadeira. A que eu uso já vem temperada, mas você pode fazer o tempero a seu gosto. Depois de pronta, corte a costela em cubos e reserve.
Feita essa primeira parte, a segunda etapa é o molho. Use uma dúzia de tomates resteiro assados no forno com um pouco de azeite, sal e tomilho. Cubra com papel alumínio e deixe por 50 minutos. Depois, processe esse molho, passe no chinois ou na peneira e reduza numa panela.
Por fim, misture a costela ao molho de tomate, cozinha a massa, junte tudo e finalize com umas folhas de rúcula. No final, você terá um ragú de costela feito com massa e rúcula.
Vai bem com qualquer massa?
Eu estou fazendo com risone [uma variação que tem o formato muito semelhante ao do arroz], mas você pode usar qualquer uma de sua preferência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.