Engarrafe seu coquetel e descomplique a vida durante a pandemia
Tirar um tempo para preparar um coquetel com calma e depois apreciá-lo sem pressa pode ser uma boa maneira de descontrair durante esse período de quarentena. Nem sempre, porém, estamos com "aquela" vontade de cumprir esse ritual. Melhor mesmo seria ter alguma coisa pronta para não ter que pensar muito.
Para essas horas, é possível comprar drinques prontos (a Campari, por exemplo, vende Negroni pronto para beber em supermercados) ou pedir coquetéis de bares renomados, que aderiram ao delivery e estão entregando garrafinhas na porta de casa.
Sua garrafa, suas regras
Nada impede que você faça a sua combinação e a deixe engarrafada na geladeira. É simples de fazer e traz algumas vantagens, afirma Rodolfo Bob, mixologista e consultor de destilados da importadora Casa Flora. "Além de ser mais barato, você controla o que está tomando e pode escolher destilados melhores do que os usados em bebidas prontas", explica.
Outro motivo para engarrafar seu coquetel é descomplicar a vida, ainda mais em tempos de quarentena. O trabalho, afirma o mixologista, é praticamente o mesmo de preparar um drinque. Segundo Bob, o ideal é apostar em três combinações fáceis: coquetéis feitos apenas com bebidas alcóolicas, misturas com refrigerantes e outras bebidas gasosas e drinques feitos com um destilado e um suco.
Cada um tem sua vantagem. No caso dos coquetéis feitos somente com destilados, o ponto forte é que eles duram por bastante tempo na geladeira (caso você não beba tudo de uma vez, claro). Nessa categoria, o mixologista sugere três receitas: Negroni, Boulevardier e Rabo de Galo.
Para quem procura drinques mais refrescantes, a sugestão são as receitas com refrigerantes ou bebidas gasosas, como Kentucky Cola, Horse's Neck ou o Dark Storm. O único cuidado a ser tomado é que, como o gás acaba rápido, os coquetéis têm que ser tomados no mesmo dia, sempre bem gelados. "Quanto mais gelado, melhor fica a carbonatação", diz.
Por fim, a combinação preferida de Bob, destilado e suco. Ele indica três combinações com suco de laranja: Gin and Juice, Screw Driver ou Horny Bull. "É o mais fácil e dá para fazer direto nas garrafas de sucos prontos. De quebra, têm poucas calorias e são ricos em vitamina C", afirma o especialista, que acrescenta que a validade dessas misturas é de três dias.
Independentemente do coquetel que você pretende fazer, o mixologista recomenda usar garrafas com tampa flip-top, que vedam melhor o líquido e mantém os coquetéis frescos por mais tempo. Depois, é só completar os copos com gelo e a decoração sugerida e se divertir. "Gosto da vida assim, descomplicada", brinca o especialista.
Receitas para engarrafar
Negroni
- 200 ml de gim
- 200 ml de vermute tinto
- 200 ml de Campari
Boulevardier
- 300 ml de bourbon
- 150 ml de vermute tinto
- 150 ml de Campari
Godfather
- 420 ml de uísque escocês blend
- 140 ml de licor amareto
Gin and Juice
- 200 ml de gim
- 700 ml de suco de laranja
Screw Driver
- 200 ml de vodca
- 700 ml de suco de laraja
Horny Bull
- 200 ml de tequila
- 700 ml de suco de laranja
Kentucky Cola
- 250 ml de bourbon
- 750 ml de refrigerante de cola
Horse's Neck
- 250 ml de bourbon, uísque, conhaque ou uísque de centeio
- 750 ml de ginger beer
Coloque em um copo com bastante gelo e acrescente um dash de bitter antes de servir.
Dark Storm
- 250 ml de rum escuro ou spiced
- 750 ml de ginger beer
Coloque em um copo com bastante gelo e acrescente 15 ml de suco de limão antes de servir.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.