Parede meia cor: inspire-se na tendência e aprenda como fazer na sua casa
Pintar metade da parede é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço na decoração. Colocar uma nova cor pode modernizar o ambiente e deixá-lo mais refinado, além de servir ainda como parâmetro para pendurar quadros ou dispor prateleiras.
Para a arquiteta Micha D'Angelo, essa técnica também traz um elemento vintage, com inspiração na pintura de escolas antigas e alguns outros espaços que vivem na nossa memória, o que pode ajudar a criar uma conexão afetiva.
"A técnica muito fácil de ser feita, possibilita a inserção de cor no ambiente — mesmo cores bem vibrantes — de uma forma mais moderada, muito criativa e trazendo uma série de efeitos diferentes", opina ao Nossa.
Possibilidades da parede meia cor
Além da já tradicional divisória na horizontal, a pintura nessa modalidade possui outras variações que podem ser exploradas pelo dono do cantinho. Na vertical, para separar espaços, na diagonal, para estilizar com as demais decorações, entre outras.
"Você pode inverter a meia pintura — que normalmente vai da metade da parede até o piso — e pintar da metade até o teto. Uma dica legal é aproveitar e já continuar essa cor para o teto também", comenta.
Escolha a atmosfera do seu ambiente
A arquiteta acrescenta que a meia parte não precisa significar que a outra parte seja na cor branca, sugerindo a criação de meias paredes com duas tonalidades, sem medo. No entanto, é importante estar atento com a proposta que você quer entregar.
Cores mais vibrantes podem ajudar em ambientes que pedem mais interação, criatividade e movimento, enquanto combinações mais neutras podem ser melhores para ambientes onde a concentração, calma e descanso sejam necessários.
"Mas para quem não tem tanta experiência em escolher cores e quer tentar usar essa técnica em casa, as combinações análogas — que estão as cores que estão lado a lado no círculo cromático, podem ser mais seguras e garantir um resultado agradável aos olhos com mais facilidade", sugere.
Existem restrições?
Não se preocupe em limitar os cômodos na hora de usar essa pintura. Sala, quarto, cozinha e até mesmo banheiro, por meio de azulejos, podem incorporar a tendência.
"Esse é um dos motivos pelos quais ela se popularizou tanto, sempre tem um cômodo na casa precisando de uma pintura nova e em que a pintura da meia parede pode parecer uma boa ideia", aponta Micha.
Faça você mesmo
Uma das maiores vantagens para fazer essa pintura é a facilidade que ela propõe. É possível deixar a escada de lado e com o uso de uma fita, para determinar a altura e os limites, explorar a criatividade.
Passo a passo:
- Escolha a altura da sua faixa, se necessário faça uma medição do comprimento da parede para escolher a proporção desejada;
- Cole uma fita crepe com atenção para que ela não fique torta com a pintura;
- Para evitar serrilhado na hora de remover a fita, a dica é passar uma demão da cor original da parede sob a fita, por exemplo se a sua parede for branca e você for manter uma metade dela nessa cor, aplique um pouco de tinta branca na parte inferior da fita - e espere secar bem - para selar antes de começar a pintura com a cor nova;
- Sempre proteja o piso e espere o tempo indicado de secagem entre demãos.
E que tal um desenho geométrico?
O passo a passo foi ensinado em nossa websérie Tapa na Casa, na qual propomos o desafio de dar um tapa na decoração de um espaço com menos de R$ 999. Confira como fazer:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.