Gallery wall: dicas para aproveitar tendência e encher parede com quadros
Se as paredes da sua casa estão pedindo algum tipo de intervenção para fugir da mesmice, uma boa ideia é aproveitar a tendência da gallery wall - como sugerido na seção Tapa na Casa - e encher a divisória com quadros de tamanhos, motivos e cores diferentes.
Pode parecer que a tarefa é difícil, mas Jéssica Filla de Souza, jornalista e designer de interiores por trás do perfil @de.aluguel, especialista em lares alugados, ensina como fazer isso.
1. Já tem todos os quadros? Organize-os no chão
Se você já possui todos os quadros que deseja pendurar, Jéssica Filla de Souza orienta que o ideal é organizá-los no chão ou em cima da cama previamente, já vislumbrando a disposição final.
Nesse momento, já pense na distância que cada quadro deve estar um do outro - entre 10 e 15 centímetros são boas opções. "Meça também o tamanho total que os esses quadros juntos vão ocupar na parede, tanto na largura, quanto na altura. Feito isso, faça a marcação com lápis na parede", ensina.
Dica: use folhas ou jornais recortados no tamanho de cada quadro para se guiar ou adote um dos quadros da galeria como guia. "Selecione um, pendure na parede e vá colocando os outros conforme a ordem que estabeleceu antes, respeitando as medidas de espaço entre eles", continua.
2. Se não tem as telas, monte aos poucos
Agora, se você não possui todos os quadros, pode montar a galeria devagar. Fixe, primeiramente, as telas disponíveis no momento e, à medida que for adquirindo outras, pendure uma a uma, respeitando o espaçamento entre elas.
3. Sem se prender a tamanhos e estilos
Não há regras. É possível montar a gallery wall conforme seu gosto. O tamanho vai depender muito da metragem da parede, enquanto o estilo tende a variar de acordo com o gosto do morador e da decoração já existente.
"Galerias mais modernas e irreverentes costumam ter quadros com tamanhos diferentes e dispostos tanto na horizontal, quanto na vertical. Agora, se quer algo mais clássico, pode optar por tamanho e molduras iguais", recomenda Jéssica. E para deixar mais agradável visualmente, prefira fazer composições na horizontal ou vertical - na diagonal, não costuma cair bem.
4. Quase até o teto
Dez centímetros é uma boa medida para referência, tanto na distância entre um quadro e outro, como também o espaço que deve ser preservado entre rodapés, tetos e móveis - sofá, cristaleiras ou vasos, por exemplo.
5. Cuidado com o sol
Praticamente todos os ambientes internos aceitam uma gallery wall. Entretanto, evite montar em área com incidência direta do sol. "A tela pode perder a sua cor com passar do tempo e as molduras, ficarem danificadas", alerta Jéssica. Pelos mesmos motivos, nem toda área externa é bacana para a montagem da gallery wall.
6. Vá além dos quadros
Jéssica observa que a galeria na parede não precisa, necessariamente, ser composta apenas por quadros. "Pratos e outros objetos decorativos também podem ser pendurados juntos. Eles trazem relevo e ficam supercharmosos", assegura.
7. Emoldure lembranças
"A casa é um reflexo de quem você é. É a sua personalidade transformada em matéria. Por isso, ela precisa contar a sua história", defende a designer por trás do @de.aluguel. A sugestão é transformar lembranças em quadros: tickets de viagens importantes, aquela carta gostosa de ler ou um objeto de um ente querido são muito bem-vindos. "Uma dica, principalmente para corredores, é fazer uma parede com fotos de família e lugares que visitou. Fica ainda mais bonito se todas as fotos forem em preto e branco e com molduras iguais", garante.
8. Ilumine a galeria
Spots de luz no teto, logo acima dos quadros, vão criar o efeito "wall washing". "Vai parecer que aquela luz está lavando a parede, dando um destaque incrível, chamando ainda mais atenção à sua galeria e tornando-a um ponto focal no ambiente", defende Jéssica.
9. Aposte em parede colorida
Não tenha medo de montar uma galeria em parede pintada de outra cor que não seja o branco. Segundo Jéssica, fica bastante estiloso, sobretudo se um ou outro quadro tiver o mesmo tom da pintura. Aliás, procure sempre colocar pelo menos uma tela na mesma paleta de cores do ambiente. "O espaço fica visualmente mais harmônico e equilibrado", garante.
10. Inspiração bônus: mix de estilos
Essa é para você se inspirar. Visitamos em nossa websérie Casa de Estimação o apê da ilustradora e multicriativa Ana Strumpf. "Meu estilo de decorar é o não estilo. Gosto muito de misturar", define ela. Como então mesclar várias referências e objetos garimpados pelo Brasil e o mundo no mesmo espaço? Veja no tour as dicas:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.