Prepare um peixe grelhado com purê de banana caramelizada e quiabo tostado
Nascido em Brasília e hoje radicado em Florianópolis, Matheus Emerick, 27 anos, não comanda um grande restaurante ou tem seu nome citado nas revistas segmentadas.
Pelo contrário: adepto à cozinha contemporânea e afetiva, o jovem chef aposta mesmo é no aconchego de sua casa para divulgar suas receitas "Emerick na Cozinha".
Essa personalidade se traduz no peixe grelhado com purê de banana caramelizada e quiabo tostado, preparo compartilhado com o Nossa.
Da avó à chef famosa
Seu encanto pela gastronomia começou logo aos três anos de idade, quando acompanhava sua família no preparo de comidas, principalmente gelatinas e mousses - tanto que sua primeira recordação de prato é dessa época, quando fez uma mousse de maracujá de liquidificador com sua avó:
"Foi ali que me deparei com o poder de criação, cuidado ao próximo e a sensação de tranquilidade. Hoje, posso dizer que a cozinha é o lugar que mais me traz paz", conta.
O jovem cozinheiro iniciou o curso de gastronomia no Instituto de Educação Superior de Brasília, mas não chegou a se formar na área.
Mais criações de Matheus Emerick
Sua escola foi a prática da cozinha, pois logo no início da carreira teve a oportunidade de se mudar para São Paulo e trabalhar em locais como Cór Gastronomia até conhecer a chef Helena Rizzo, e passar pelo Maní e também pelo Manioca.
"Ela sempre foi minha maior inspiração, desde seu estilo de cozinha até a estética do restaurante. Meu maior sonho era trabalhar com ela", revela.
Apesar de ter realizado seu sonho ainda muito jovem, Matheus acredita que a faculdade trouxe uma base de cortes, regras, conduta e higiene, mas o maior aprendizado é dentro de restaurante.
"Conheci muita gente renomada nesse período, como o Rodrigo Oliveira, do Mocotó. A prática te traz outro tipo de crescimento", explica.
Da vida para o prato
Matheus conta com uma forte base afetiva e intuitiva para cozinhar, mistura vivências, erra, acerta e dá sua cara às invenções.
"Guiado pelo inusitado", sua maior preocupação é criar um momento único a quem degusta suas criações: "Sempre tento combinar sabores, técnicas e estética de uma forma coesa, para a pessoa não se esquecer da experiência", finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.