Faça o queijo quente da Disney e mais receitas famosas de hotéis em casa
Aquele brinde especial num fim de tarde no Mediterrâneo, ou receita cheia de especiarias que foi o ponto alto da viagem ao Marrocos, um chocolate quente inesquecível devorado nas montanhas nevadas dos Estados Unidos?
A comida é capaz de nos transportar diretamente a algumas das melhores experiências e memórias de viagem.
Pensando nisso, alguns dos mais famosos hotéis e atrações do mundo estão dividindo receitas que são verdadeiras marcas registradas em suas redes sociais e blogs. Neste momento em que as viagens estão temporariamente suspensas, é a chance de dar um pulo em alguns dos mais fascinantes destinos do mundo sem sair da cozinha!
Granola, do Copacabana Palace
Das mais elegantes do país, a piscina do Copa é um acontecimento. Por ela desfilam celebridades e famosos do mundo todo, e é lá que o coração do hotel bate mais forte. Justamente ali, de camarote para o glamour, o dia começa em grande estilo no Pérgula, protagonista do mais elegante vai-e-vem desde os anos dourados do bairro, onde é servido o café da manhã.
A grande estrela que não pode faltar nunca? A adorada granola feita artesanalmente na casa.
Chocolate Quente, do Four Seasons Vail
Depois de um gélido dia de esqui em uma das estações mais exclusivas do Colorado, nos Estados Unidos, não há concorrente que chegue aos pés do reconfortante chocolate quente do hotel Four Seasons, cuja fama já chegou aos quatro cantos do mundo.
O segredo? Creme de leite em igual proporção ao leite, detalhes saborosos como marshmallow para decorar e chocolates de qualidade excepcional - no caso, um mix dos franceses Valrhona 64% (amargo) e 35% (ao leite).
Panquecas de ricota e limão, do Four Seasons New York
A vista que se descortina das janelas deste ícone de Manhattan não poderia ser mais típica: o verde que se esparrama até onde a vista alcança do Central Park.
Uma das marcas registradas deste cenário? As panquecas de ricota com limão, servidas quentinhas e decoradas com açúcar de confeiteiro e frutos vermelhos no café da manhã, das quais os habitués não abrem mão.
Queijo Quente Grelhado, do Disney's Hollywood Studios
Esqueça o hambúrguer, a pizza, o sorvete com a cara do Mickey ou as pipocas caramelizadas.
A receita queridinha do Disney's Hollywood Studios vem na caixa de almoço do personagem Woody na ala do parque conhecida como Toy Story Land - trata-se de um caprichado queijo quente grelhado na manteiga e feito com três queijos diferentes: cheddar, provolone e cream cheese!
Barra de Granola, do Hotel Tierra Atacama
Não há quem se aventure nas excursões pelo deserto mais seco do mundo, no norte do Chile, e não se apaixone por este item sempre presente nos lanches servidos durante os passeios.
Criado em 2010 pelo chef Francisco Valencia, o famoso Pancho, as barrinhas foram inspiradas nas feiras gastronômicas que ele frequentava em San Pedro de Atacama e têm como base ingredientes típicos da região.
Picles de Legumes, do Six Senses Douro Valley
Famosa pela pegada de sustentabilidade que é o pilar de seus valores, a rede Six Senses tem como marca registrada os workshops que ensinam a fazer receitas orgânicas e a evitar o desperdício de alimentos.
Cercado pelas montanhas de xisto cobertas de vinhedos a desafiar as leis da gravidade, esta unidade em pleno Douro, no norte de Portugal, ganhou fama com as aulas onde ensina os hóspedes a preparar esta saborosa conserva.
Espaguete à Carbonara, do Four Seasons São Paulo
A herança italiana tão característica de São Paulo é um dos grandes trunfos da gastronomia deste hotel fincado às margens do Rio Pinheiros. Ali, o chef Paolo Lavezzini, natural da saborosa região da Emília-Romanha, na Itália, comanda com esmero as panelas de onde saem clássicos feitos como manda a cartilha da nonna.
Neste carbonara, por exemplo, ele sugere bochecha de porco curada ao invés de bacon - "caso contrário, os italianos teriam um enfarte!" (Mas OK, quem não achar pode usar bacon mesmo).
Tagine Marroquino de Frango, do Mandarim Oriental Marrakech
Primeiro hotel da elegante rede Mandarim Oriental na África, coleciona superlativos: além de ter nada menos do que 65 piscinas aquecidas, está cercado por 20 hectares de jardins, onde reinam oliveiras com mais de 500 anos.
Verdadeira ode à cultura do Marrocos, tem nas receitas típicas do país suas grandes cartadas. É o caso deste tagine, um clássico preparado na tradicional panela de barro de tampa cônica que é a grande estrela local.
Mojito da Costa Amalfitana, do Belmond Hotel Caruso
Um dos endereços mais exclusivos da badalada Costa Amalfitana, no sul da Itália, o hotel Caruso ocupa um antigo palacete do século 11 debruçado sobre o azul do mar na elegante Ravello.
Em um dia quente de verão, às margens da piscina de borda infinita, o barman Tommaso Mansi foi desafiado por um hóspede a criar uma bebida sem álcool que fosse a cara da região.
Nascia assim "O" drinque do hotel, que alcançou o topo do pódio ao ser aperfeiçoado com rum e Limoncello em uma versão revisitada do tradicional Mojito cubano, se tornando o clássico dos clássicos locais.
Pisco Sour, do Hotel Portillo
Vem de longa data a briga entre o Chile e o Peru pela origem do Pisco Sour. Ou por aquele que tem o melhor sabor. Ou pela receita mais apurada. Cercado pelas montanhas nevadas dos Andes, este belo defensor dos dotes chilenos exibe o drinque como um troféu aos esquiadores que, entra ano, sai ano, rumam para o clássico edifício amarelo mal a neve começa a tingir a paisagem de branco.
Pulmay, do Hotel Tierra Chiloé
Mariscos, frango, porco? Uma das receitas mais tradicionais da Ilha de Chiloé, no litoral chileno, o pulmay é uma mistura dos sabores locais e remete às tradições do povo Mapuche.
Seu preparo é uma festa, que não raro envolve música e dança folclórica. É claro que, em casa, não é preciso cavar um buraco no chão nem cozinhar com pedras quentes ou folhas de nalca?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.