Facas, tábua e outros acessórios que todo mestre churrasqueiro precisa ter
Quem está acostumado a pilotar a churrasqueira sabe que, além de uma carne de qualidade e um fogaréu adequado, objetos e utensílios são itens básicos —e essenciais— para preparar aquele churrasco caprichado.
Nessa lista estão inclusos acessórios como facas, tábuas e pegadores, entre outros.
Para te ajudar nessa escolha, o chef Elzio Callefi, da Tramontina, detalha a função de cada objeto —acredite, existem funções que muito churrasqueiro de primeira viagem nem imagina.
Facas
Para carne grande: evita que você fique "serrando" a carne, não comprometendo a qualidade das fibras e, visualmente, do corte.
Para desossar: ideal para separar a carne dos ossos e tirar a gordura.
Para carne menor: para cortar a carne assada com mais firmeza e precisão.
Trinchante fio liso: para fazer cortes precisos em carnes vermelhas e aves assadas que não possuem camada externa resistente. Ex: roast beef, peru, pato, frango e embutidos como salame, copa, mortadela, presunto cozido.
Trinchante: com fio serrilhado, lâmina longa, levemente curvada na ponta, é ideal para trinchar carnes e aves assadas. Ex.: costela, panceta, leitão à pururuca.
Chaira: para que serve e como trabalhar com ela
Com o uso, a faca pode perder seu poder de corte —seja pelo desgaste ou com qualquer impacto que deforme a lâmina. Para isso, a chaira é uma das opções para alinhar novamente o fio da faca.
Ela pode ser do tipo estriada ou lisa. A primeira oferece maior eficiência, alinhando o fio com mais facilidade. Porém, para obter um acabamento mais suave e sem a presença de rebarbas, o indicado é usar a segunda opção.
Dependendo do grau de necessidade e exigência do churrasqueiro, as chairas podem ser usadas de forma sequencial: primeiro o fio é alinhado com a chaira estriada e depois, para um fio sem rebarbas e melhor acabamento, é utilizada a chaira do tipo lisa.
O recomendado é utilizar a chaira sempre que houver dificuldade no corte. Importante manter o ângulo sempre a 15º, trabalhando da base até a ponta da faca repetidas vezes.
Pedra de afiação
Recomendada para situações em que o fio está sem capacidade de corte. A movimentação da faca na pedra sempre deve se iniciar próximo ao cabo e seguir em direção à ponta.
O processo pode ser iniciado na pedra de grão 400, pois esta tem maior poder de remoção em comparação às demais. Para melhorar o acabamento, passe novamente na pedra de granulação 1000, repetindo na de 5000, ou até obter o grau de qualidade desejado.
Afiador
A indicação é posicionar o fio da faca sobre o plano do afiador, mantendo um ângulo de 20º. O movimento deve ser para frente e para trás em sentido diagonal ao do afiador.
Tábua
A dica aqui é sempre optar pelas tábuas de plástico ou madeira, já que as de vidro, por serem mais rígidas, fazem com que a faca perca seu corte com mais facilidade.
Outro detalhe importante: não use a mesma tábua para cortar carnes cruas e assadas —há o risco de contaminação antes do consumo.
Ao servir, prefira tábuas em madeira, que valorizam os cortes de carne e deixam o churrasco visualmente mais apresentável. A tábua de madeira também facilita o corte da carne sem danificar o fio da faca.
Pegadores
Para manusear a carne na churrasqueira e até mesmo o carvão abaixo dela, use pegadores para cada um desses itens —dessa forma, evita-se contaminar o alimento e, claro, acidentes.
Itens para churrasco
* Conteúdo publicado originalmente em 27/04/2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.