Como fazer tapioca e aproveitá-la em receitas do petisco à sobremesa
Versátil, a tapioca não caiu no gosto apenas da galera fitness — por não ter glúten —, como faz parte das comidinhas do coração de muita gente.
Preparada na frigideira com os mais variados recheios, doces e salgados, ela é uma saída ágil (e deliciosa) para lanches rápidos, petiscos e até mesmo sobremesas.
Uma das mais conhecidas é Dadinho de Tapioca, que ganhou fama graças ao sucesso no cardápio do Mocotó, restaurante comandado pelo chef Rodrigo Oliveira - aliás, ele já ensinou a receita aqui em Nossa.
Flocos x hidratada
Seja na forma de flocos (também chamada tapioca granulada, que precisa ser hidratada em água antes do consumo) ou de farinha já hidratada (a mais comum nos mercados, também chamada de goma de tapioca e goma de mandioca), pode ter diferentes fins.
"A diferença é que, se for utilizar a seca, ela terá maior durabilidade, pois possibilita ser hidratada aos poucos. E hidratá-la é muito simples: basta colocar água aos poucos e testar a textura, ou seja, quando for possível formar um bolinho firme com as mãos, chegou ao ponto e já está hidratada", explica a chef e food stylist Clau Poiatti. Após hidratada, o ideal é conservá-la em geladeira.
Para preparar a tapioca em forma de lanche, a chef recomenda aquecer a frigideira por 30 segundos e passar a goma na peneira direto sobre a panela. "Deixe aquecer por cerca de 40 segundos e vire em seguida", sugere. Aí, é só escolher o recheio que mais agrada e fazer a festa à mesa.
E se quiser variar um pouco, é possível dar cor à tapioca, de um jeito bem saudável. "Basta utilizar uma centrífuga de alimentos para extrair o suco da cenoura, beterraba, couve, entre outros alimentos coloridos, e usar o líquido para hidratar a massa no lugar da água", ensina Clau. O sabor não será alterado, segundo ela.
É possível, também, adotar pós feitos a partir de alimentos, caso da beterraba, do espinafre, do açaí e da cenoura em pó .
Receitas: do sorvete ao snack
A seguir, você aprende a usar a tapioca em diferentes pratos, seja no lanche (que não precisa, necessariamente, ser basiquinho), como em sobremesas, snacks e até sorvetes.
Tapioca Mônaco
Manjar de tapioca
Pão de queijo de tapioca
Cocada de forno com sorvete de tapioca
Tapioca Montreal
Canapé de beiju de tapioca com salmão defumado
Sorbet de cajá
Cestinha de tapioca com carne-seca e geleia de damasco
Tapioca de café com doce de leite do chef Rodrigo Oliveira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.