Batata frita perfeita: saiba truques infalíveis para não errar no petisco
Batata frita é um hit para quem gosta de comer, seja sozinha ou acompanhada. Fazer esse prato de sucesso, porém, tem seus truques.
Luis Eduardo Isoldi, proprietário do restaurante Maneco (São Paulo), compartilha algumas boas dicas para deixar sua batata frita perfeita.
Qual o tipo de batata ideal?
Escolha batatas Asterix, aquela com a casca rosada. Ela tem mais amido do que água, o que deixa ela mais crocante e sequinha.
Antes de fritar
Corte as batatas em palito e deixe em água gelada por 10 minutos. Elas precisam estar bem frias ao entrarem no óleo — esse choque térmico também ajuda. E não esqueça de enxugar bem os palitos antes de fritar.
Mãos à obra
A frigideira ideal é uma anti-aderente funda e os óleos vegetais são melhores para fritar batata (girassol ou canola, mas pode-se azeite, óleo de coco e óleo de palma).
Coloque bastante óleo na panela, o suficiente para que cubra completamente todas as batatinhas. Para saber quando o óleo está pronto e bem quente, coloque um palito de fósforo na panela antes de ir ao fogo. Quando o palito acender, o óleo está pronto para fritar as batatinhas.
Não encha a panela com os palitos — isso fará com que o óleo esfrie e a batata encharque. Sempre opte por pequenas quantidades e aos poucos.
Frite por cerca de 3 minutos, retire da panela e deixe de molho na água em temperatura ambiente por uns 30 segundos para interromper a fritura e cozinhar. Seque as batatas e coloque novamente na panela com óleo e frite até ficarem douradas.
Seque o excesso de óleo no papel toalha para que elas não encharquem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.